deso trabalhadores

Acordo Coletivo 2015/2016: o foco é ISONOMIA!

deso trabalhadoresReunidos na Sede do SINDISAN, no último dia 03/10, para elaborar a Pauta de Reivindicações do Acordo Coletivo 2015/2016, os empregados da Companhia demonstraram que estão dispostos a lutar pela ISONOMIA.  

A  Assembleia Geral teve a participação de muitos companheiros concursados de 2003 e 2013. Discutiram-se várias cláusulas para negociação, buscando melhorias a todos os empregados da DESO, mas o clamor é pelo Turno Corrido, que visa a tão desejada isonomia na empresa.

Importante lembrar que a categoria elegeu membros para a Comissão de Estudo da Viabilidade do Turno Corrido, os companheiros/as Ardilles Souza Ferreira, Eliasafe Oliveira da Silva, José Gabriel Almeida de Campos, José Rafael Conceição Barros, Joe Igor de Oliveira, Givanilde dos Santos e André Fernando Batista Araújo; já a DESO indicou Marcos Menezes Vasconcelos, Márcia Maria Flores Cardoso e Aloisio Ezequiel de Menezes.  

Desde o Concurso de 2003 para o preenchimento de vagas, a DESO criou duas categorias: a dos antigos (com jornada de trabalho de trinta horas semanais) e a dos novatos (com a jornada de quarenta horas semanais), com os vencimentos desiguais.

A denúncia do SINDISAN ao Ministério Público do Trabalho para que a DESO realizasse os dois últimos concursos foi de suma importância para diminuir as terceirizações que tomavam o lugar de concursados. No entanto, os direitos garantidos aos trabalhadores já existentes não foram dados aos recém-chegados.

Por isso, nos últimos dez anos, os ACTs causaram muito desgaste para a categoria que, ao invés de lutarem por novas conquistas, suplicaram, um a um, os benefícios que são direitos para todos os empregados. Podemos destacar a isenção do desconto do Vale Transporte, Gratificação de Férias, Licença Prêmio, Programa Alimentação, Progressão Salarial por Tempo de Serviço, Anuênio, dentre outros.

Em luta pela Isonomia, o SINDISAN incluiu nas negociações de 2007 o tão sonhado Turno Corrido, que se não fossem os entraves entre a categoria e a empresa, teria se concretizado. Já no ACT de 2014/2015, a DESO não cumpriu a cláusula do estudo da viabilidade que deveria ser apresentada à categoria em abril de 2015.

Não há empecilho nenhum para a concretização dessa reivindicação, já que somos celetistas e a CLT permite o turno ininterrupto das 6 (seis) horas o equivalente ao cumprimento das oito horas diárias.

A empresa só tem a ganhar unificando sua categoria, que terá mais qualidade de vida e apresentará maior produtividade, já que não passará pelo transtorno de se deslocar todos os dias no intervalo e poderá usufruir do transporte fornecido pela empresa, que atualmente não alcança a todos. Além disso, a DESO terá a oportunidade de cortar gastos que hoje são desencadeados pela má distribuição da carga horária entre a categoria.

Chegou a hora de acabar com a desigualdade entre os trabalhadores da DESO!

O que o Turno Corrido muda para os Concursados?

• Haverá igualdade de regime de trabalho;
• Melhor Qualidade de Vida;
• Será mais produtivo;
• Reduzirá para 132h a jornada da escala de revezamento;

A Companhia precisa seguir exemplos como o da UFS, que está implantando a jornada de 30 horas para os Técnicos Administrativos; do Ministério Público de Sergipe, que implantou desde janeiro/2015, além de vários órgãos que funcionam com o turno corrido em nosso estado.

Como podemos conseguir?

Os companheiros reuniram-se no último dia 16/10, na Sede da Companhia, para discutir estratégias de luta rumo à ISONOMIA, com a presença de, aproximadamente, 60 trabalhadores.

O Sindicato apoia a campanha e não medirá esforços para esta conquista histórica! A pauta de reivindicações da categoria já foi enviada à DESO e, agora, a diretoria do SINDISAN aguarda a direção da Companhia convocar uma primeira rodada de negociação.

Lembramos aos companheiros que a União faz a força! Juntos somos mais fortes!

Share this post