SINDISAN debate privatização da Deso na Câmara Municipal de Aracaju

Escrito por George W. Silva on 21 Março 2017. Posted in Notícias

tribuna01O presidente do SINDISAN, Sérgio Passos, esteve, na manhã da terça-feira, 21, véspera do Dia Mundial da Água, na Câmara Municipal de Aracaju, onde debateu, em Tribuna Livre, o tema “Deso como Companhia Pública: garantia aos sergipanos do direito humano de acesso à água”. A ação foi articulada, desde o mês de janeiro, entre o mandato do Vereador Iran Barbosa (PT) e os dirigentes do sindicato.

Durante a sua exposição, Sérgio Passos alertou para o momento crítico pelo qual passa a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) ante a ameaça de privatização, intenção já manifestada pelo Governador Jackson Barreto e encaminhada pelo seu governo ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que está tomando a frente do processo.

“Agradecemos pelo espaço para tratar desses dois assuntos, que são de suma importância, que é a possível venda da Deso e a questão da água. É sempre bom lembrar que água é vida e sem ela ninguém vive, e a ONU reconhece a água e o saneamento como direitos universais do homem. Importante também ressaltar que as futuras guerras não serão por petróleo, mas por água. Portanto, é importante um debate aberto com a sociedade sobre a importância da água e a importância da Deso para os sergipanos”, explicou Passos.

tribuna01O sindicalista apontou que cerca de 180 cidades importante do mundo, a maioria de países desenvolvidos, entre as quais Atlanta e Indianápolis, nos Estados Unidos, Paris, Budapeste, Belim, Roma e Buenos Aires, e mais recentemente, a cidade de Itu, no interior de São Paulo, retomaram da iniciativa privada as concessões de água e saneamento pelo fracasso da experiência privatista. “Então se 180 cidades estão remunicipalizando esses serviços, como isso pode dar certo aqui?”, indagou Passos.

O presidente do Sindisan lembrou que a Lei Orgânica do Município de Aracaju assegura que a concessão dos serviços de saneamento básico só poderá ser dada a uma empresa pública, vedando essa entrega à iniciativa privada. “É uma lei bastante avançada e que deve ser preservada. Sem Aracaju, nenhuma empresa vai querer comprar a Deso”, disse, ressaltando que devido à riqueza aquífera do Brasil (que detém 12% da págua doce potável do mundo), multinacionais poderosas, como a Nestlé e a Coca Cola, além de grandes empresas de capital nacional, como a Odebrecht, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez (todas envolvidas na Lava Jato) estão de olho nas empresas públicas de saneamento para se apossarem dessa riqueza que é a água.

tribuna03“Estamos levando esse debate para todos os cantos do estado e conclamamos os vereadores e toda a sociedade para defenderem a Deso como patrimônio público do povo sergipano, como uma empresa viável, que opera em 73 municípios e que presta um serviço estratégico e muito importante, principalmente para a população mais carente e nos períodos de seca. Hoje, uma família de baixa renda paga de tarifa social R$ 15,40 por 10 mil litros de água tratada. Eu pergunto: se a Deso for privatizada, essa tarifa social vai existir ou quem vai subsidiá-la?”, questionou o presidente.

Apoio dos vereadores

O apoio dos vereadores aracajuanos a luta do SINDISAN foi praticamente unânime. Mesmo com pequenas e pontuais críticas aos serviços prestados pela DESO, a maioria dos parlamentares declarou posição contrária a qualquer forma de privatização da Companhia. Não se ouviu nenhuma manifestação a favor.

“Esta Casa não poderia ficar de fora deste debate, tão profundo e tão necessário à população aracajuana e de todo o nosso Estado. Por isso, meu esforço em procurar a direção do SINDISAN para propôr a realização dessa Tribuna Livre para ouvir o sindicato e envolver a população e os parlamentares na defesa da água e do saneamento como políticas públicas e não como negócio ou como mercadoria. Minha posição é e sempre será contrária à privatização da DESO ou de qualquer patrimônio público”, destacou o vereador Iran Barbosa, que parabenizou toda a direção do Sindisan pela luta em defesa da Deso e dos seus trabalhadores.

Ache no site

REDE TVT

Usuários

Segunda a sexta, das 07:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

(79) 3214-3650

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1012 - Getúlio Vargas, Aracaju - SE, 49055-400