SINDISAN: 40 anos de história e de lutas

No dia 6 de agosto de 2022, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe – SINDISAN – completou 40 anos de fundação. E a foto que abre este texto sintetiza bem o que foi essa trajetória e como chegamos até aqui. Tirada durante a famosa e histórica greve de 1989, a frase na faixa diz muito: “A luta faz a história”. Porque é na luta cotidiana e incessante que se forjam os avanços conquistados pela classe trabalhadora.

Nada vem de graça; nada é dado ou concedido pelo patronato, seja ele privado ou estatal, de mão beijada ou por benesse. Para os trabalhadores, verdadeira potência motriz que move a economia com a sua força de trabalho e gera as riquezas do mundo, todo dia é dia de luta através das suas representações de classe: associações, sindicatos, centrais, federações e confederações.

É na coletividade que se avança. Nenhuma conquista dos trabalhadores veio de lutas individuais, mas de ações coletivas, como a aqui citada greve de 1989, que garantiu aos trabalhadores da DESO, após muitas negociações, o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS), uma grande conquista para a categoria.

Portanto, e de fato, a luta faz a história. Há 40 anos nascia a Aprotipase (Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe). Em 6 de agosto de 1982,a organização era iniciada através de uma associação pré-sindical, que se transformou em um grande sindicato, reconhecido em 30 de março de 1984, na forma das exigências da CLT, junto ao Ministério do Trabalho.

Foram muitas as greves, manifestações e enfrentamentos em favor da categoria dos trabalhadores em saneamento de Sergipe que atuam na DESO, na COHIDRO e nos SAAEs de Capela, Estância e São Cristóvão, com avanços importantes ao longo dos anos. São 40 anos de organização e combatividade na defesa dos interesses da categoria e de outros trabalhadores. Neste sentido, o SINDISAN tornou-se um ponto de referência para muitas categorias de trabalhadores no estado de Sergipe e sempre foi, e é respeitado pela sua atuação e combatividade nas lutas em defesa dos interesses históricos e imediatos da classe trabalhadora.

Atuante, sempre foi solidário a muitas categorias e aos movimentos organizados; e hoje segue a sua trajetória de combatividade e solidariedade, e segue trabalhando com a atual diretoria, resgatando a sua história, investindo na capacitação e formação de dirigentes e também dos trabalhadores, participando de plenárias e congressos, em níveis local e nacional, em defesa do patrimônio público, do saneamento e da água como direito de todos e contra as privatizações.

Vida longa ao SINDISAN! E todo respeito e admiração por todos os companheiros e companheiras, de ontem e de hoje, que contribuíram e contribuem para fazer do SINDISAN uma referência de sindicato classista, atuante e de luta!