eleicao sindisan 02

Chapa 1 vence eleições do Sindisan com larga vantagem

eleicao sindisan 02A Chapa 1 – Unidade e Luta venceu, na noite de ontem (22), as eleições para a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e respectivos suplentes do Sindisan, sindicato que congrega os trabalhadores da Deso, da Cohidro e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE’s) de Estância, Capela e São Cristóvão. A Chapa 1, da atual direção do sindicato, encabeçada por Sílvio Sá, obteve 996 votos (67,71%), contra 361 votos (24,54%) da Chapa 2 – Renovação de Verdade, de oposição. Foram registrados, ainda, 91 votos nulos (6,19%) e 23 votos em branco (1,56%). Sílvio Sá presidirá a entidade no triênio 2017/2020.

Ao todo, 1.471 filiados votaram (77,38% do total), nos dias 21 e 22, em 17 urnas disponibilizadas nas sedes do sindicato, da Deso e da Cohidro e itinerantes, que percorreram as demais unidades operacionais por todo o estado. Após a apuração, realizada na sede do Sindisan e que terminou por volta das 22 horas de ontem, a Comissão Eleitoral anunciou a vitória da Chapa Unidade e Luta.

O presidente da Comissão, Raimundo Cardoso, enalteceu o trabalho da equipe de apuração e a lisura do processo, além de destacar o fortalecimento da categoria nessas eleições.

eleicao-01“Quero agradecer aos colegas que compuseram comigo a Comissão Eleitoral e aos representantes das duas chapas, além dos funcionários do sindicato, que nos ajudaram durante toda a eleição. Quero ressaltar também a tranquilidade que predominou durante todo o processo e, tenho certeza, depois desta eleição, quem sai fortalecida é toda a categoria”, enfatizou Raimundo.

O candidato da Chapa 2 e representante na Comissão Eleitoral, Ardilles Souza Ferreria, também reforçou a lisura do processo de eleição e apuração. “Não há o que contestar. A gente reconhece a lisura de todo o processo e nos resta parabenizar a Chapa 1 pela vitória e dizer que continuaremos na oposição, de forma responsável, com o nosso grupo, cumprindo com o nosso papel, mas sempre procurando nos somar”, disse.

Sérgio Passos, atual presidente do Sindisan, dedicou a vitória da Chapa 1 ao dirigente sindical Luciano Paixão, que faleceu no segundo dia da eleição, vítima de complicações operatórias.

“É um dia de alegria, mas também de muita tristeza, porque perdemos um grande companheiro, que fez parte por três vezes da direção do sindicato e que, se vivo estivesse, certamente, estaria comemorando muito com a gente essa vitória”, disse.

“E o resultado desta eleição só comprova que a atual gestão do Sindisan foi muito bem avaliada pela categoria, que deu a sua resposta nas urnas. Deixo a presidência, mas continuarei na gestão, como Secretário-Geral, para ajudar o companheiro Sílvio Sá, que tem um trabalho muito bom na base e que vai conduzir o sindicato com muita capacidade”, ressaltou Sérgio Passos.

eleicao-3Presidente eleito

Eleito com forte aceitação da categoria, Sílvio Sá destacou que, mesmo sem ter o perfil típico dos sindicalistas, aceitou o desafio de comandar o sindicato por duas fortes razões: defender a Deso e as demais empresas de saneamento contra as privatizações e defender, acima de tudo, a categoria.

“Nunca fiz um inimigo e conheço a Deso e o setor de saneamento na palma da minha mão. Eu tenho uma história de luta, tenho vontade de trabalhar em prol da nossa classe e disposição pra cair em campo e defender os trabalhadores. De minha parte, nada disso faltará”, destacou Sílvio Sá.

“Mas vou precisar muito da ajuda de todos os companheiros e companheiras nessa caminhada. Essa vitória eu dedico a todos e todas, essa que foi, por incrível que pareça, a mais expressiva entre as eleições deste sindicato. Mas quero deixar claro que ninguém sai dessa eleição derrotado. A oposição fez o seu papel e de forma salutar, como deve ser numa democracia, e isso só nos fortalece. As críticas serão sempre bem-vindas e nos ajudam a melhorar”, enfatizou o novo presidente do Sindisan.

Resultado final:

Chapa 1 – Unidade e Luta: 996 votos (67,71%)
Chapa 2 – Renovação de Verdade: 361 votos (24,54%)
Votos Brancos: 23 (1,56%)
Votos Nulos: 91 (6,19%)
Total de votantes: 1.471