furto de agua 2

Finalmente acontece uma grande operação antifurto de água

furto de agua 2Há anos que o SINDISAN denuncia que os furtos de água que ocorrem em todo o estado iriam levar o sistema da DESO ao colapso, tanto no lado operacional quanto pelo lado financeiro. O sindicato também sempre apontou que os sucessivos perdões de dívidas patrocinados pela DESO todo final de ano, da forma que era feito, em vez de dar alguma folga nas finanças da Companhia, iria, na prática, estimular a inadimplência e desestimular aqueles que se esforçavam para manter as suas faturas em dias a parar de pagar.

O sindicato também alertava que as renúncias fiscais na DESO eram muito grande, seja devido a não cobrança de tarifas em várias localidades onde a Companhia ainda mantém o sistema simplificado de abastecimento de água, seja pelo abandono de vários imóveis de sua propriedade, priorizando o pagamento de aluguéis a terceiros.

Como todos sabem, desde o início do mês passado foi deflagrado, em todo o estado, uma “operação antifurto”, campanha essa que foi encabeçada pelo Ministério Público Estadual junto com a DESO e com as forças policiais do Estado. Foi preciso o governador tomar a iniciativa de divulgar na mídia que a situação estava insustentável para que as coisas começassem a andar.

Infelizmente, mesmo com as sucessivas denúncias, a Gerência da Companhia nunca tomou atitude alguma para coibir a farra de gatos feitos desde as adutoras até os ramais domiciliares. Viam-se apenas ações pontuais, mesmo assim de forma seletiva, geralmente no período carnavalesco ou no dia de padroeiras, nos municípios, sempre priorizando atingir apenas a população de baixa renda.

Hoje, de fato, está se fazendo o correto: uma grande operação antifurto de água. Esperamos que essa ação não fique tão somente nos becos e nas vielas das cidades, mas que chegue também nos grandes condomínios de luxo e nas mansões espalhadas por aí, como também nos bairros ditos nobres. Aí saberemos que a coisa engrenou de verdade. Aguardemos para ver.