trabalhadores deso

Reparos na Adutora do São Francisco expôs falta de EPIs

trabalhadores desoFoi no mínimo muito constrangedor para toda equipe de técnicos da DESO, que chego para iniciar os trabalhos de recuperação da Adutora do São Francisco, inclusive o próprio diretor-presidente da Companhia, Carlos Melo.

Pois é, todos eles foram impedidos de entrar no local do ocorrido, nas primeiras horas, enquanto a equipe da Petrobras, com todo o seu pessoal terceirizado, da Fafen, do Exército, da Defesa Civil e de tantos outros órgãos envolvidos estavam todos paramentados com seus uniformes e EPIs dentro do que manda as normas de segurança.

Já o nosso pessoal parecia uma horda de maltrapilhos, todos desprovidos de qualquer equipamento de segurança, com exceção da Ilustríssima doutora chefe do Setor de Segurança da DESO, que, enfim, deixou o seu confortável assento nas dependências da Companhia, coisa raríssima de se ver, e apresentou-se no local da tragédia vestida no mais impecável fardamento – algo jamais visto com os trabalhadores da DESO, coisa de se fazer inveja.

Diz quem estava presente, que chegou a ser até constrangedor a situação dos trabalhadores da DESO que culpa alguma têm sobre o acontecimento lamentável. Talvez se ouvissem as denúncias constantes do SINDISAN no tocante aos EPIs e condições de trabalho, a DESO não sairia tão arranhada como saiu perante toda a população, que queria mesmo era a adutora recuperada, e com toda a razão.

Este episódio expôs para população a fragilidade em que se encontra a nossa Companhia. Sabemos que se não fosse a somação de esforços de todos os envolvidos nos trabalhos de recuperação da Adutora, de forma emergencial, notadamente a valorosa Petrobras com todos os seus funcionários e todo o seu conhecimento técnico mundialmente reconhecido, provavelmente estaríamos amargurando a falta de água até os dias de hoje. A verdade precisa ser dita.

Lamentamos que tenha sido desta forma, mas foi. Se todos que estão à frente da DESO fizerem uma análise racional do ocorrido, terão muito sobre o que refletir e, a partir daí, começar a corrigir todas as anomalias administrativas que reinam na Companhia. E talvez, em pouco tempo, estaremos sendo melhor avaliados pela população do nosso estado.

Pedimos aos senhores Diretores que saiam dos seus gabinetes e percorram as unidades da DESO em todo o estado, como faz o SINDISAN, para ver a realidade dos problemas existentes. Não tentem se eximir de suas responsabilidades. Lembrem os senhores que, no momento, somos vidraças. Para quebrarmos, basta um sopro um pouco maior que o último.