caminhada da agua 01

Caminhada da Água leva centenas às ruas de Aracaju

caminhada da agua 01O 22 de março, Dia Mundial da Água, foi marcado, em Aracaju, por atividades promovidas pelo Sindisan numa dupla comemoração: para reafirmar a vitória do sindicato e dos trabalhadores com a desistência do Governo do Estado em privatizar a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), e também para celebrar a data e dialogar com a população sobre o tema “Água é direito, não mercadoria”.

Na parte da manhã, o sindicato montou tendas na Praça Fausto Cardoso, no centro da Capital, onde fez exposição sobre a importância da água para a humanidade, exibiu vídeos e distribuiu panfletos sobre o tema e também contra a mercantilização da água em favor de grandes conglomerados econômicos mundiais e contra a privatização das companhias públicas brasileiras de saneamento. O sindicato promoveu, ainda, uma intervenção no espaço da praça que chamou a atenção de quem passou pelo local: um bebedouro, envolto em uma cerca de aço, com avisos de propriedade privada e que a água tinha dono, ficando inacessível a quem quisesse utilizar.

“Foi uma forma que encontramos de chocar e sensibilizar as pessoas, para mostrar que a água não pode ser tratada como propriedade privada ou como mercadoria. Água é essencial à vida e um direito que deve ser assegurado à população, em especial, aos vulneráveis, que vivem em regiões de pouca chuva. Por isso, defendemos a água como bem público e direito de todos, sendo estratégico o seu controle pelo Estado, não por empresas privadas, que só visam lucro”, explicou Sílvio Sá, presidente do Sindisan.

caminhada da agua 02Produção de alimentos

Também no espaço das tendas, na Praça Fausto Cardoso, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) puderam expor e vender produtos artesanais e, principalmente, hortifrutigranjeiros, apresentando o resultado da produção de alimentos, resultado do uso racional da água.

“O 22 de março é muito importante para nós, camponeses. Por isso, nos somamos aos trabalhadores da cidade, nessa aliança camponesa e operária, e às demais entidades nesse dia para lembrar que água não é mercadoria, como o agronegócio tenta expor. Os camponeses, pequenos agricultores, precisam da água para produzir e sobreviver, principalmente nós, que somos do sertão e de outras regiões de Sergipe onde há problemas de abastecimento. Temos que lutar pela água como um direito nosso. Por isso é importante estarmos aqui, junto com o Sindisan e as demais entidades, fazendo essa defesa. O Dia da Água é todo dia. Hoje (22) é apenas um marco importante”, destacou Elielma Barbosa, camponesa e dirigente do MPA

silvio sa caminhada da aguaTrabalhadores e povo nas ruas

Na parte da tarde, aconteceu a segunda edição da Caminhada da Água. Trabalhadores e representantes dos movimentos social e sindical, além de parlamentares de vários partidos, seguiram em marcha, saindo da sede da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), em direção ao centro da Capital. A caminhada foi animada pelo grupo de percussão afroreggae Haussas, do bairro Cirurgia, e pela batucada do Levante Popular da Juventude.

“Há um ano, estávamos nas ruas, na primeira Caminhada da Água, no enfrentamento à possível venda da Deso e da água do povo sergipano. Hoje, estamos comemorando porque conseguimos afastar o fantasma da privatização, uma vitória dos movimentos sindical e social liderados pelo Sindisan. A luta agora e para garantir a água como direito social e de todos”, lembrou o vice-presidente da CUT, Plínio Pugliese.

O Secretário-Geral do Sindisan, Sérgio Passos, avaliou como muito positiva a segunda edição da Caminhada da Água. “O sindicato conseguiu, mais uma vez, mobilizar trabalhadores, o movimento sindical e social para uma causa que é de todos: a garantia da água como um direito fundamental da população e contra a privatização desse recurso precioso e finito. Água é essencial à vida, não pode ser trata como mercadoria para gerar lucro para os capitalistas. Água não pode ter dono, é de toda a sociedade”, defende.

Sérgio lembrou que o Brasil tem a maior reserva de água potável do mundo, não só em rios, mas em gigantescos aquíferos, como o Guarani, o que vem despertando a cobiça de grandes grupos econômicos, como Coca-Cola, Nestlé e outros. “A água é o bem mais precioso que existe. As futuras guerras não serão por petróleo, mas por água. Então, esse é o alerta que fazemos à sociedade. Não podemos deixar que entreguem a nossa água para multinacionais gananciosas, porque aí perderemos completamente a nossa soberania. Temos que preservar os nossos rios, mananciais e nossas reservas para garantir o futuro”, reforçou Passos.

praca caminhada aguaProjeto de Lei

A deputada estadual Ana Lúcia, do PT, que também participou da caminhada, deu uma grande contribuição para que a atividade promovida pelo Sindisan cresça a partir das próximas edições. A petista apresentou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 41/2018, que “inclui, a Caminhada da Água no calendário oficial ambiental do Estado de Sergipe”.

Pela proposta, no dia 22 de março, “o Estado poderá, em parceria com o Sindisan e demais entidades da sociedade civil, participar da organização do evento, além de promover uma programação alusiva ao Dia Mundial da Água, com caráter educativo, realizando eventos, seminários e outras atividades”.

Participaram da 2ª Caminhada da Água, promovida pelo Sindisan, dirigentes do sindicato e trabalhadores da base, o deputado federal João Daniel (PT), os deputados estaduais Ana Lúcia (PT) e Moritos Matos (Rede), os vereadores de Aracaju, Iran Barbosa (PT) e Américo de Deus (Rede), dirigentes da CUT, Sintese, Senge, Sindijus, Sindijor, CRESS, Fetam, Sinergia, MOTU, MPA, MST, MTST, UNE, Levante Popular da Juventude, Conal e da Cáritas Arquidiocesana de Aracaju.