Atual direção vence eleição com total respaldo da categoria

Encabeçada por Sérgio Passos, “Chapa 1 – Compromisso e Luta” obteve 55,31% dos votos e venceu a eleição para dirigir o SINDISAN por mais três anos

Foi uma vitória com “vê” maiúsculo. O resultado das urnas, após dois dias campanha_chapa1de votação – 11 e 12 de julho –, comprovou que a atual direção do SINDISAN está no caminho certo. A categoria, democraticamente, reconduziu o atual presidente Sérgio Passos no cargo para comandar a categoria nos próximos três anos junto com os demais companheiros da Chapa 1 – Compromisso e Luta. E com uma votação expressiva.

O início da apuração das 13 urnas foi iniciado na noite de ontem (12/7) e só terminou na madrugada desta quarta-feira. Dos 1.166 votos computados, 645 (55,31%) foram dados à Chapa 1. A Chapa 2 – Opção, de oposição, encabeçada por Joel Silva, ficou com 396 votos (33,96%); votos em brancos foram 15 (1,29%), e nulos 110 (9,44%). A Chapa 1 venceu em todas as 13 urnas.

Logo após a vitória consolidada, e bastante comemorada pelos dirigentes e apoiadores da Chapa 1 (que além de diversos sindicatos de Sergipe e de outros estados, contou com o apoio de três centrais sindicais – CUT, Conlutas e CTB), o presidente reeleito Sérgio Passos agradeceu a força de todos os companheiros que apoiaram e lutaram pela vitória da sua chapa. Ele apontou a direção para os próximos três anos à frente do SINDISAN. “Temos três anos de muitos desafios e de muitas lutas. Vamos estar firmes e fortes para, junto com a categoria, manter as conquistas e lutar para ampliar direitos”, disse.

Reconhecimento

Agradecendo também à Comissão Eleitoral e aos funcionários do sindicato, responsáveis pelo êxito de a eleição acontecer num clima pacífico e sem nenhum problema registrado, Sérgio Passos reconheceu que a vitória maior da Chapa 1 foi o reconhecimento da categoria pelo trabalho realizado nos três anos de sua gestão. “Denunciamos as péssimas condições em que se encontram a Deso, Cohidro e SAAEs, reivindicamos melhorias, principalmente nas estações de bombeamento, ETAs e escritórios, enfim. Foram muitas as lutas, mantivemos conquistas nos acordos coletivos, avanços em cláusulas sociais e econômicas, e tudo isso se refletiu nas urnas”, avalia.

“O nosso desafio é muito maior neste mandato, que se inicia a partir de 8 de agosto, pois vemos que os problemas do sistema capitalista na Europa podem atingir em cheio o Brasil nos próximos meses

, e isso certamente vai afetar todos nós, trabalhadores, possivelmente com maior desemprego, rebaixamento de salários e retirada de conquistas. É contra tudo isso que teremos que lutar em dobro”, emenda Passos, para quem a unidade dos trabalhadores deve ser muito maior, para defender os interesses históricos e imediatos da classe.

“Que os trabalhadores reflitam mais sobre isso. O nosso sindicato só é forte quando os trabalhadores participam efetivamente da sua construção. É isso que precisamos acima de tudo, de unidade da classe trabalhadora”, conclui.

Conheça algumas das propostas defendidas pela Chapa 1:

– Combater às privatizações e à terceirização dos serviços de saneamento e dos recursos hídricos;

– Investir em política de segurança e saúde dos trabalhadores, em parceria com as CIPAs;

– Investir mais na formação de base, realizando seminários e cursos para a categoria;

– Lutar contra todas as mazelas e más condições de trabalho em favor dos trabalhadores, principalmente do interior do estado;

– Fortalecer os SAAEs (Capela, Estância e São Cristóvão), defendendo a melhoria nas condições de trabalho e nos salários;

– Defesa da Previdência Pública, denunciando a corrupção e os desvios de recursos, e pelo fim do Fator Previdenciário, que corroi as aposentadorias;

– Lutar e defender um Plano de Cargos, Carreira e Salários com ascensão digna e justa para todos os trabalhadores;

– Ser um instrumento de organização política e de união dos trabalhadores na luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida; entre outras propostas.