Cohidro: mobilização em rádios e jornais do estado foi importante

O SINDISAN e a Associação dos Servidores da Cohidro – ASC, de 6 a 13 deste mês, desenvolveu um trabalho de informação para a sociedade sergipana, junto à imprensa local, sobre a importância da Cohidro para a economia e para a agricultura do estado. Foi uma verdadeira peregrinação por importantes rádios (Rádio Cultura, Ilha FM, FM Amanhecer de Canindé, e na Rádio Capital do Agreste, de Itabaiana) e jornais (Jornal do Dia, Jornal Cinform) de Sergipe.

Alertamos também sobre o problema social que causaria uma possível extinção dessa importante empresa, dentro do pacote de projetos (ou seria de maldades?), enviado para a Assembleia Legislativa pelo governador Jackson Barreto e aprovado por sua bancada (com raros votos contrários). A proposta de reforma administrativa inclui extinção e fusão de empresas públicas, sem garantia dos empregos.

Lembramos da importância dos 450 servidores da Cohidro para os agricultores dos seis perímetros irrigados, mostrando, com detalhes, a produção recorde desses perímetros, a geração de empregos diretos e indiretos que evita o êxodo rural, além de apresentar dados sobre a inviabilidade de se passar para a Deso os serviços prestados pela Cohidro, diante do quadro de desmonte da companhia, que só pode ser para justificar as PPPs na Deso.

Diante da mobilização junto à imprensa, os agricultores do Perímetro Califórnia, em Canindé, já agendaram uma reunião com o SINDISAN e a ASC para discutir formas de pressionar os deputados estaduais, com a presença dos servidores e agricultores nas galerias da ALESE.

Diante da ideia do governo do Estado de acabar com a Cohidro, só uma reação dos trabalhadores, dos agricultores e da sociedade para evitar essa tragédia.

Foi destaque também a presença dos trabalhadores da Cohidro no Bloco Siri na Lata, da CUT-SE, com faixas contra a extinção da empresa e contra as PPPs na Deso  (leia mais na página 2).