Agosto Lilás: campanha busca inibir casos de violência doméstica no país

A Campanha Agosto Lilás nasceu diante da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil, em alusão à Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), que no mês de agosto também comemora aniversário de sanção (16 anos). A lei faz referência a Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu duas tentativas de feminicídio de seu marido. O caso aconteceu em 1983, mas apenas em 2006 virou lei, após muito trabalho de diversas instituições que apoiaram Maria da Penha.

Já a campanha surgiu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

Deste modo, a violência contra a mulher deve ser tratada com mais atenção. É preciso estar atento porque há vários tipos de violações contra as mulheres e, na maioria das vezes, acontece de forma silenciosa. A sociedade precisa estar em alerta. A qualquer sinal deste crime é preciso denunciá-lo.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.

Importante frisar que mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 e denunciar uma agressão que tenham presenciado.

Share this post