Denúncias de favorecimentos e desvios de função só aumentam

Estamos recebendo quase todos os dias muitas denúncias de companheiros desmotivados pelos excessos de favorecimentos e desvios de função que ocorrem em seus locais de trabalho. São companheiros que deveriam estar em serviço de manutenção de redes ou na operação de bombas, mas são colocados para operarem Estação de Tratamento de Água.

Enquanto isso, quem deveria operar as estações de tratamento, por obrigação de oficio, estão no serviço de rua, capinagem e outros semelhantes.

Existem até trabalhadores de empresas terceirizadas ainda operando ETAs e, com isso, a DESO descumpre claramente o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) promovido pelo SINDISAN e firmado na Justiça do Trabalho, que diz que todo serviço-fim da Companhia tem que de fato ser executado por profissionais do quadro da Companhia. Na prática isso não vem acontecendo.

Existem regionais que têm pessoal suficiente para que tudo funcione como manda o edital do último concurso e como determina a Justiça do Trabalho. Regional como a do Sertão é de longe a que mais se destaca nesses tipos de irregularidades.

Alertamos que o SINDISAN vem acompanhando e colhendo provas sobre todos aqueles que no momento ocupam cargos de chefia e se acham no direito de sair praticando todo o tipo de injustiça e arbitrariedades, como se dono da DESO fosse, contra companheiro de trabalho, favorecendo alguns enquanto prejudicam imensamente outros que, provavelmente, não são do seu agrado.

Acreditamos que humildade, sensatez, princípios de justiça e, principalmente, solidariedade entre colegas trabalhadores de mesma companhia devem ser levado em consideração no dia a dia. Nunca é tarde para colocar em prática estes valores. Esperamos mais sabedoria por parte destes chefes e também muito juízo.

Share this post