IMG 20170307 WA0048 2

Em Itabaiana, sindicato faz debate contra privatização

IMG 20170307 WA0048 2O SINDISAN continua na luta contra a privatização da DESO. Depois da histórica audiência pública na Alese, no último dia 16/2, dirigentes do sindicato estiveram na Câmara Municipal de Itabaiana, no último dia 07, onde, por requerimento do vereador José Roberto (PP), o presidente Sérgio Passos participou de uma sessão especial, onde foi debatido a possível privatização da Companhia.

Sérgio falou durante quase 30 minutos. Em sua fala, destacou a importância da água para os seres vivos, desde a antiguidade. O presidente do SINDISAN destacou, ainda, que, de acordo com resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), água tratada e saneamento estão entre os direitos fundamentais do homem. Também destacou que estudos apontam que a cada um real investido em saneamento básico, outros quatro reais são economizados com o sistema de saúde.

Sérgio Passos falou da importância da DESO como uma empresa estatal para a população mais carente, que paga tarifa social no valor de R$ 15,40. “Caso a DESO seja privatizada, será que essas pessoas mais carentes terão acesso à tarifa social? A que custo?”, questionou.

Estudos apontam que nos municípios onde a concessão de água foi passada para a iniciativa privada, o custo da tarifa duplicou e até triplicou, o que significa dizer que, no caso de Sergipe, hoje a tarifa social custaria entre R$ 30,80 e R$ 46,20.

“Precisamos do apoio das câmaras de vereadores e dos os parlamentares para impedir a privatização da DESO, o que só irá prejudicar o povo de Sergipe. Água é vida, saneamento é saúde. Água não é mercadoria e não deve ser fonte de lucro para especuladores, que não tem nenhum compromisso com o social”, conclamou Passos.

Debate aberto

Logo após a fala do presidente do SINDISAN, abriu-se o debate com os vereadores. Muitos fizeram  críticas à qualidade da água ofertada pela Companhia em Itabaiana. Sérgio Passos explicou que a ETA Itabaiana foi construída nos anos 80, quando a população da cidade era de 50 mil habitantes. Hoje, a população já passa dos 100 mil e não houve nenhuma reforma ou ampliação daquela unidade, que está operando com a sua capacidade máxima, o que vem prejudicando a qualidade da água.

“É preciso que o Governo do Estado busque recursos na Caixa e no próprio BNDES para ampliar as  ETA’s e as Estações de Bombeamento, além de renovar as redes de distribuição de água. Com isso, a qualidade dos serviços irá melhorar”, apontou Passos.

Apesar das críticas, a maioria dos vereadores, assim como a deputada estadual Maria Mendonça (PP), que esteve presente e participou da sessão especial, é contrária à qualquer forma de privatização da DESO, compreendendo o alcance social da Companhia e o atendimento que presta à população, principalmente a mais carente.

Estiveram presentes à sessão os diretores do SINDISAN Neemias Amâncio, Jorge Tupi, Iara Nascimento, Durval de Jesus, Cícero Cunha, Rilda Ferreira, José Rafael Barros e Sílvio Sá, bem como companheiros das Regionais Centro-Oeste, Sul, Sertão e de Aracaju, além de estudantes, professores e líderes comunitários.

Ainda em Itabaiana, antes da sessão especial na Câmara de Vereadores, Sérgio Passos esteve na Rádio Capital do Agreste, onde foi entrevistado e tratou da possível privatização da DESO, como também faloudos impactos negativos que deverão recair sobre a população.