Plano de demissão nunca foi bom para os trabalhadores

Depois de vermos a relação de empresas pertencentes ao Governo do Estado, dentre elas a Cehop, Emdagro, Pronese, Emsetur e Cohidro, que entraram nos planos das extinções, estranhamos a ausência de uma outra empresa, que antes tinha sido anunciada nessa lista fúnebre. Estamos falando da Emgetis (a antiga Prodase), que cuida do processamento de dados do Estado.

Pois bem, pesquisando sobre esta empresa, notamos que, por coincidência (ou não!), o presidente do seu Conselho de Administração, que como todo mundo sabe, não está lá de graça, é a mesma pessoa que hoje ocupa a secretaria a qual esta empresa está subordinada, a Seplag – Secretaria de Planejamento e Gestão: o senhor João Augusto Gama da Silva, o mesmo que anda afirmando que os funcionários das outras empresas terão a “oportunidade” de aderirem ao PDI (Plano de Demissão Incentivada) e receberão a “fabulosa“ porcentagem de 10% sobre o montante do valor total a receber no ato do desligamento.

Perguntamos se alguém conhece algum trabalhador que assinou, no passado, alguns desses “milagrosos” planos de desligamento, ou seja lá como o batizem, e que se deu bem? Trata-se de um engodo sem tamanho para o trabalhador que não conhece o seu valor e, consequentemente, os seus direitos.

O SINDISAN chama a todos para uma profunda reflexão antes de se atirarem de corpo e alma nesse suspeitíssimo PDI, pois as entrelinhas nunca são divulgadas a quem se destina o dito plano, ou seja, aos trabalhadores. Portanto, pedimos cautela. Sabemos que cada um tem as suas particularidades, mas atos como esses, uma vez feitos, se tornam irreversíveis.

Quanto à coincidência da exclusão do nome da Emgetis dessa famigerada lista, digamos que acreditamos ter sido mera coincidência…