1º de Maio de Luta da CUT/SE

1º de maio da CUTNo ato do 1º de Maio da CUT/SE, centenas de sindicalistas e militantes de movimentos sociais tomaram a praça dos Arcos, na Orla da Atalaia, para chamar a atenção para as pautas dos trabalhadores, da cidade e do campo.

Entre os temas cutistas debatidos nas várias manifestações, a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução salarial; pelo fim do Fator previdenciário que reduz o salário do trabalhador ao se aposentar; por mais investimentos federais para a saúde, educação, reforma agrária e urbana; por educação e saúde publicas de qualidade social para a filha e o filho dos trabalhadores; por condições de Segurança no Trabalho; pelo fim do Assédio Moral no Trabalho e do Imposto sindical, a aprovação da PEC do Trabalho Escravo; o cumprimento das convenções 151 e 158 das OIT, além da luta pela democratização do Judiciário e das comunicações no Brasil .

O presidente da CUT/SE, Rubens Marques, o Dudu, enfatizou que os trabalhadores não devem lutar de forma isolada e solitária pelas pautas de sua categoria. “A Central Única dos Trabalhadores tem feito a diferença justamente por também abraçar uma pauta ampla, que vai além das questões sindicais” , comentou.