DESO: em assembleia, categoria fecha Acordo Coletivo de 2015/16

Em votação, categoria optou pela aceitação da contraproposta e fechamento do ACTNo dia 16/01, na sede do SINDISAN, foi realizado a terceira assembleia de avaliação da contraproposta enviada pela DESO. Não teve nenhuma diferença em relação à assembleia anterior. O que chamou a atenção foi o número de participante, bem inferior as duas últimas.

No início, o companheiro Sérgio Passos, que coordenou os trabalhos, fez uma análise de conjuntura, destacando a crise atual do sistema capitalista e a conjuntura estadual, difícil para os servidores, que estão sem revisão salarial há três anos, com parcelamento de salários e do 13º salário, e destacando, também, a dificuldade dos companheiros das empresas públicas como Cohidro, Emgetis, Emdagro e Codise.

Sérgio chamou a atenção para a situação financeiras dos trabalhadores neste início de ano, com as despesas com matrículas dos filhos, material escolar, pagamento de IPTU, aumento dos combustíveis e energia.

Feita a leitura do ofício enviado pela DESO, em resposta à questão da alteração na Cláusula 27ª. Nele, a diretoria afirma não ter condições de atender ao pleito da categoria, mas mantendo os demais itens já acordados com os trabalhadores. A diretoria da DESO lembrou que a reposição salarial de 10,33% nas cláusulas econômicas, reajuste do tíquete-alimentação acima da inflação, auxílio-escola até os 17 anos e a garantia da continuidade do estudo de viabilidade do turno corrido fazem da proposta apresentada uma das melhores do setor de saneamento no Brasil.

A proposta foi colocada em votação, tendo como alternativas a aprovação (proposta 1) ou rejeição (proposta 2) da mesma. A maioria da assembleia votou pela aprovação integral da proposta.

Uma parte dos companheiros que votaram na proposta 2 e perderam, inconformados, destilaram seu ódio contra a direção do SINDISAN, tentando descredenciar o resultado da assembleia, que é o fórum deliberativo maior do sindicato e é quem decide.

Lembramos aos companheiros dos dois últimos concursos que se não fosse a ação do SINDISAN junto ao Ministério Público do Trabalho, hoje eles não estariam na DESO. E foi essa mesma direção sindical que conseguiu, com negociações pacientes e inteligentes, um dos melhores acordos coletivos de trabalhadores do setor de saneamento. Fora os ganhos em ações judiciais ajuizadas pelo sindicato sobre horas extras, interníveis e insalubridade.

São por essas e muitas outras conquistas que a oposição raivosa fica desesperada, porque sabe que novas conquistas virão e que a categoria está atenta a isso!