A Crise do Capitalismo

capitalismoAs crises no sistema capitalista são cíclicas. Geralmente de cinco em cinco anos surge uma crise. Por vezes, esse período é mais curto. E por que acontecem estas crises?

Para os marxistas, estas crises acontecem pela anarquia na produção, ou seja, se produz mais do que a sociedade necessita, devido à concorrência entre as grandes empresas (exemplo: as montadoras de carros). Como o mercado não absorve toda a produção, daí vem as férias coletivas, redução de salários, retiradas de conquistas dos trabalhadores etc.

A grande contradição do Capitalismo é que a sua produção é socializada e a apropriação desta produção é privada; ou seja, os trabalhadores produzem toda a riqueza, mas esta riqueza vai parar no bolso do patrão, ficando o trabalhador com o mínimo necessário desta riqueza produzida para apenas viver como trabalhador.

Por isto que no Capitalismo existe a luta de classes (apesar da burguesia e alguns trabalhadores traidores da classe negarem essa luta). Quanto mais o patrão reduz o salário e retira conquistas, mais aumentam os seus lucros.

Está acontecendo mais uma crise do sistema. No núcleo duro do capitalismo (Estados Unidos, França, Espanha, Itália, Grécia), quem poderia imaginar há alguns anos que estes países entrariam em crise.

A Europa do estado do bem-estar social, gerenciado pela socialdemocracia, tendência esta do movimento operário que traiu os interesses dos trabalhadores, gerenciando os interesses da burguesia, e no Brasil esta tendência está representada por três partidos que se dizem socialdemocratas – PSDB, PDT e uma tendência majoritária do PT.

Como o Capitalismo no Brasil faz parte do Capital Monopolista de grandes empresas e bancos, provavelmente esta crise chegará aqui também. É hora dos trabalhadores brasileiros ficarem alertas para não acontecer aqui o que os governos europeus estão propondo lá: redução de salários, retirada de conquistas e aumento na idade para aposentadoria.

Fica aqui o alerta para as maiores centrais sindicais do Brasil que hoje aderiram a conciliação de classes.

O TRABALHADOR UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO!

Share this post