Camel sai e DESO deixa usuários sem ligação e religação de água

Estivemos visitando a Regional Sul e recebemos a informação de que muitos usuários estão revoltados com a DESO. O motivo? Muitos pagaram R$ 356,00 para ter seu fornecimento de água religado e há mais de um mês estão esperando pela concretização do serviço.

Isso está acontecendo porque o contrato da DESO com a ‘gata’ Camel, que fazia exclusivamente os serviços de ligação e religação de água em todo o estado, foi encerrado sem que uma nova licitação tenha sido preparada a tempo para a contratação de outra empresa, a fim de que não houvesse descontinuidade nos serviços.

Com isso, quem perde é a população, que mesmo pagando, está sendo privada do fornecimento de água. É sempre bom lembrar que o prazo para religação é de cinco a dez dias úteis.

Infelizmente, mais uma vez, a falta de planejamento coloca em xeque toda a Companhia, que mais uma vez recebe críticas negativas da sociedade. Para além da perda de recursos, pois sem a religação não há o consumo de água e, consequentemente, não há faturamento, a DESO pode ser severamente penalizada.

É bom ir se preparando para responder à enxurrada de ações que virá por conta dessa falta de planejamento da Direção, que vira e mexe anda pregando que a Companhia vai às mil maravilhas.

Reforçamos que não seria necessária qualquer licitação para contratação de empresas privadas para fazer os serviços de novas ligações e de religações prediais de água caso a DESO assumisse realmente essa atividade-fim. O que nós defendemos é o fortalecimento da Companhia e que estes serviços sejam executados por funcionários concursados.

Indenização

Não nos esqueçamos que no final do ano passado, a DESO teve negado recurso contra a ação de indenização por danos morais movida por uma consumidora, em razão da demora excessiva no restabelecimento do fornecimento de água de seu imóvel. A decisão, unânime, foi da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e, com isso, obriga a DESO a pagar a indenização pleiteada pela consumidora lesada.

Já em Cristinápolis, temos informações de que o problema é ainda mais grave. Por lá, há um número de ligações de água aguardando aproximadamente um ano para serem efetivadas. E lá também quem fazia o serviço era a Camel. E isso, é bom que se diga, está acontecendo em vários outros municípios em que a DESO é concessionária. Até quando irá perdurar todo esse descaso?