Conquistas históricas que significaram ganhos reais

Companheiros e companheiras que completam 12 anos de DESO tiveram 2% de anuênio, mais 5% de mudança de nível e mais 8,5% de reajuste no salário-base (índice do INPC) e nas demais cláusulas econômicas.

É bom lembrar que, para chegarmos a ter direito ao anuênio e mudança de nível a cada dois anos (PCCS/1990), foi preciso muita luta. O anuênio foi conquistado no Acordo Coletivo de 1988, após mais de 20 dias de greve. Foi uma das grandes conquistas daquele ano. No Acordo Coletivo de 1989, conquistamos os 5% de mudança de nível, depois de mais de um mês de greve.

Dois fatos marcaram a greve de 1989: o primeiro, quando as forças policiais tentaram levar o carro de som do SINDISAN da frente da DESO; chegaram a colocar o reboque, mas os trabalhadores que estavam na greve fizeram uma corrente em volta da nossa histórica Caravan, não permitindo que ela fosse levada; depois a direção da Companhia mandou a contraproposta e foi realizada uma grande assembleia no Clube Cotinguiba, onde a categoria aceitou o que a DESO propôs.

O segundo fato marcante foi que, na mesma manhã, após a aprovação, os trabalhadores, retornando da greve para a DESO, foram recebidos na porta da Companhia com o nosso carro de som tocando “A Internacional”.

Ficam esses registros históricos, assim como a foto que ilustra esta matéria, para que os novos companheiros, quando receberem as promoções de anuênio e mudança de nível, lembrem-se que nestas duas cláusulas, importantíssimas para o aumento da nossa remuneração, estão embutidas muitas lutas de velhos companheiros e companheiras.

 

Share this post