contra mp 868

Contra a MP 868/2018: a luta é pela garantia da água como bem público

contra mp 868

O Dia Mundial da Água no Brasil atual ganha uma dimensão de luta ainda mais intensa para os sindicatos, os trabalhadores, os movimentos sociais e demais entidades da sociedade civil organizada, pois a conjuntura é de extrema gravidade devido à política de governo iniciada pelo golpista Temer, e que teve a continuidade com o fascista Bolsonaro de entregar o nosso bem mais valioso, que é a água, ao capital privado via a MP 868/2018.

A FNU tem se mobilizado juntamente com seus sindicatos filiados desde os primeiros sinais de que existia um projeto de privatização da água em andamento no país. Ao longo destes anos esteve à frente de mobilizações, como o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), realizado em há 1 ano em Brasília, em contraponto ao fórum das grandes corporações, por entender que se não houver uma reação ampla, abrangendo de toda a sociedade a luta ficará enfraquecida.

Por isso, a Federação foi uma das formuladoras da criação do Observatório Nacional dos Direitos a Água e ao Saneamento (ONDAS), entidade criada justamente no intuito de fortalecer com subsídios técnicos os embates contra os privatistas do setor privado e do atual governo.

No Dia Mundial da Água, marcado por atividades sindicais de luta em defesa da água como direito humano, a FNU reafirma seu compromisso de continuar mobilizada com toda sociedade em defesa de um direito que pertence a todos os brasileiros, seja do campo ou da cidade, que é o acesso à água como um bem público. Não à MP 868/2018!

Fonte: Site da FNU