CUT-SE pronta para o 12º Congresso Estadual

12o_cecutCom abertura programada para esta sexta-feira, 25, às 19h, e discussões e debates nos dias 26 e 27, a Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) promove o seu 12º Congresso Estadual da CUT (CECUT), que será realizado no Auditório da Sociedade Semear, na Rua Vila Cristina, nº148, Centro de Aracaju/SE.

O congresso irá debater e construir as estratégias para o próximo período, discutir conjuntura e balanço da gestão do último triênio, além de definir os dirigentes que irão compor a nova direção (2012-2015) da Central.

Os trabalhadores apontarão, ainda, quais serão os delegados e a pauta que levarão para o 11º Congresso Nacional da Central (CONCUT), programado para 9 a 13 de julho, em São Paulo, com o tema “Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as Relações de Trabalho para Garantir e Ampliar Direitos”.

O 12º CECUT terá como finalidade analisar a situação real da classe trabalhadora, as condições de funcionamento e desenvolvimento da sociedade brasileira e mundial, bem como de definir o programa de trabalho da CUT para o próximo período.

“O CECUT é um momento de suma importância para o conjunto da Classe Trabalhadora além de ser preparatório para o CONCUT, onde são definidas em instância máxima da Central todas as diretrizes para o enfrentamento dos desafios apresentados e instrumentalizar a CUT para todos os embates contra os governos, o patronato e o pseudo sindicalismo, sem perder de vista o seu projeto estratégico de transformação da sociedade reafirmando a cada momento nossos compromissos, princípios e bandeiras históricas”, destacou o dirigente da CUT/SE, Antônio Carlos Góis.

Homenagens
Na abertura do 12º CECUT serão realizadas homenagens à duas grandes perdas para o movimento sindical sergipano em 2011, em especial para o CUTista. No dia 29 de fevereiro, foi-se o professor-poeta José dos Santos, o Zé Poeta, dirigente do SINTESE por três mandatos. Em 5 de dezembro, perdemos Gilson dos Santos, o Gilsão, presidente do SINDIMINA de 2006 a 2009, e que ocupava a Secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT/SE. Dois bravos companheiros, exemplos de militância e de luta na defesa das causas dos trabalhadores e por uma sociedade justa e igualitária. Homens de reflexão e de muita ação.

Confira a PROGRAMAÇÃO do 12º CECUT:

Dia 25/05/2012 – Sexta-feira
19h – Início do Credenciamento dos delegados
19h30 – Solenidade de Abertura
Composição da Mesa de Abertura
Homenagem a Gilson dos Santos e Prof. Zé
20h – Palestra de Abertura: O aprofundamento da terceirização e suas implicações para o mundo do trabalho, com Dr. Ricardo Carneiro (Procurador do Trabalho do Estado de Sergipe)
22h – Coquetel

Dia 26/05/2012 – Sábado
08h – Palestra: Fortalecer a Comunicação dos trabalhadores para disputar a hegemonia da sociedade, com o jornalista George Washington Silva (Secretário de Comunicação da CUT/SE)
10h30 – Eleição da Mesa Diretora do Congresso / Leitura e Aprovação do Regimento Interno
11h – Conjuntura Nacional e Internacional / Balanço da CUT Nacional