DESO fiscaliza furtos de água no sertão sergipano

A Deso realizou, no último dia 17, fiscalizações em municípios do Sertão Sergipano, visando identificar furtos de água através dos famosos “gatos”, que prejudicam o abastecimento e, consequentemente, a população.

A informação é de que o trabalho, que contou com o apoio das políticas Civil e Militar e do Ministério Público, se concentrou nas cidades de Poço Redondo, Porto da Folha, trechos de Aquidabã, Nossa Senhora de Lourdes, Gararu e áreas do médio São Francisco.

O resultado, segundo informes do gerente da Regional do Sertão, Marcelo Barreto, é de números alarmantes de desvios de água das redes. “Em Aquidabã, por exemplo, fomos em alguns pontos da zona rural, acompanhados da criminalística, e constatamos diversos furtos, com certeza esses moradores serão autuados. Já em Poço Redondo, mais de 50% da população obtêm água dessas fontes ilegais e, em Porto da Folha, houve localidades com mais de 70%”, apontou Marcelo.

O pior é que a água, que é tratada e destinada, prioritariamente, para o consumo humano, está sendo, muitas vezes, desviada para o consumo animal, deixando parte da população desabastecida. É um duplo crime.

Parabenizamos a DESO pela iniciativa na Regional Sertão, mas defendemos que essa fiscalização deve se estender para outras regionais e ter uma constância, ainda mais em tempos de seca e de escassez hídrica em muitos municípios sergipanos.

Alertamos ainda, para um problema que precisa ser observado: nos Boletins de Ocorrência feitos pela polícia constam nomes e outros dados de funcionários da Companhia, o que traz preocupação com a seguranças desses companheiros. Sabe-se lá o que uma pessoa que puxava litros e litros de água de graça, através de gato, para a sua propriedade pode fazer ao perder essa mamata!

(Com informações da Ascom da Deso)

 

Share this post