constituiçao_rasgada

Golpistas aprovam a ‘PEC do Fim do Mundo’

constituiçao_rasgadaO governo golpista de Michel Temer, com o apoio da gangue que tomou de assalto a República com o objetivo de colocar o Brasil de joelhos e retirar todos os direitos dos trabalhadores, conseguiu mais uma vitória. O Senado aprovou, na última terça-feira (13), em segunda discussão, a PEC 55 – apelidada de PEC do Fim do Mundo de tão trágica para o país – por 53 votos a favor contra 16, sem ouvir a voz das ruas.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada no mesmo dia, 63% dos brasileiros são contra a proposta, que foi criticada até mesmo pela ONU, e é prioridade no governo entreguista de Temer. Tanto que o texto, já na quinta-feira, 17, foi promulgado e virou lei.

Rasgando a Constituição Cidadã de 1988, a medida congelará por 20 anos investimentos nas áreas mais sensíveis à população, como saúde, infraestrutura e educação, afetando principalmente os mais pobres, mas deixa livre, para nadar de braçadas, os rentistas e especuladores.

Será uma farra para o capital financeiro especulativo nacional e internacional, que poderá sugar até a última gota dos bilhões e bilhões de reais que deixarão de ser investidos nas verdadeiras necessidades do povo brasileiro. Infelizmente, trabalhadores e sociedade acabaram engolindo, goela abaixo, mais esta medida do governo golpista, sem grandes reações.

GERAÇÃO CONDENADA

A velocidade com que a PEC 55, que congela o teto dos gastos públicos, tramitou no Congresso impressionou o australiano Philip Alston, relator especial da Organização das Nações Unidas para a Pobreza Extrema e os Direitos Humanos. Na sexta-feira (9/12), ele emitiu um comunicado no qual afirma que a aprovação da PEC 55 é um “erro histórico” que provocará “retrocesso social” e que condenará toda uma geração de brasileiros.

Alston critica o fato de uma medida “radical” e “dramática” ter sido proposta por um governo que não foi eleito nas urnas. “Está claro que essa é uma proposta que interessa a uma pequena parcela da elite e de jeito nenhum faz parte dos interesses da maioria da população.”

Ele comenta por que emitiu o comunicado pela ONU sobre o assunto: “Eu venho acompanhando as discussões há algumas semanas e decidi emitir agora esse comunicado porque, em breve, poderá ser tarde demais para fazer qualquer coisa. Aceitar que políticas de áreas fundamentais como saúde e educação sofram um desmonte pelos próximos 20 anos é totalmente incoerente com as ideias de direitos humanos”.

QUEM FOI A FAVOR

Para que a sociedade e os trabalhadores sergipanos se esqueçam, principalmente nas próximas eleições, segue a lista dos parlamentares de Sergipe que ajudaram a aprovar a criminosa PEC (241) 55:

Deputados Federais – André Moura (PSC), Valadares Filho (PSB), Fábio reis (PMDB), Adelson Barreto (PR), Fábio Mitidieri (PSD), Laércio Oliveira (SDD) e Pastor Jony (PR).

Senadores – Antônio Carlos Valadares (PSB), Eduardo Amorim (PSC). Pastor Virgínio de Carvalho (PSC) esteve ausente nas duas votações.