Sancionada lei que aumenta licença-paternidade para 20 dias

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou sem vetos, na última terça-feira (8), a Lei 13.257/2016, que estabelece um Marco Legal para a Primeira Infância.

Publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9), a norma estabelece um conjunto de ações para o início da vida, entre zero e seis anos de idade. Uma das inovações da norma é a ampliação da licença-paternidade de cinco para 20 dias.

Por enquanto, o aumento da licença não será obrigatório para todos, mas apenas para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã, que também possibilita o aumento da licença-maternidade para seis meses. A licença-paternidade de 20 dias também valerá para adoção.

Os empregados terão direito também a até dois dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante a gravidez de sua esposa e por um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.

(Com informações da Agência Senado e da Agência Brasil)