Deu na imprensa: irrigação é suspensa

A denúncia já tinha sido feita aqui no nosso Água Quente, pelo SINDISAN. Mas o jornal CINFORM desta semana destacou a suspensão da irrigação nos perímetros Ribeira e Jacarecica I, em Itabaiana, por uma dívida da COHIDRO, estimada em R$ 400 mil, com a Energisa, o que tem colocado em dificuldade os agricultores da região. Segundo a matéria, tem agricultor perdendo cerca de R$ 3 mil por dia.

A COHIDRO fez um acordo com a Energisa para o pagamento das faturas em atraso até o dia 21/3, mas, chegou no dia de honrar, não o fez e a empresa eletricitária voltou a cortar o fornecimento de energia nos perímetros.

Ainda segundo a matéria, até as bombas do Perímetro da Ribeira, quando quebram, são os agricultores, na ausência do Estado, que  se juntam para consertar.

Os agricultores cobram, ainda, os investimentos provenientes do Programa de Apoio  ao Investimento dos Estados e Distrito Federal – Proinvest, os R$ 11 milhões que seriam utilizados para revitalização dos perímetros irrigados, mas que nunca chegaram efetivamente.

A cobrança é pertinente. Como também não dá para aceitar que o Governo do Estado continue tratando a COHIDRO como uma companhia à beira da bancarrota, sucateada e sem condições de cumprir com a sua tarefa, que é estratégica para os sergipanos: ajudar a manter a produção agrícola do estado.