Direção do SINDISAN prestigia homenagem ao especialista em saneamento Luiz Roberto Moraes

Uma enciclopédia para os ex-alunos, um ícone para especialistas, um orgulho para os acadêmicos, um exemplo de vida para parentes e amigos. São muitos os adjetivos e conceitos, sempre de muita admiração, sobre o professor e cientista Luiz Roberto Santos Moraes, que recebeu, no último dia 19/5, em sessão especial realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida por aquela Casa Legislativa. A iniciativa foi do deputado Marcelino Galo Lula (PT).

Nascido em 30 de maio de 1951, em Salvador, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, Luiz Moraes especializou-se em Engenharia Sanitária e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de São Paulo (1974). Em sua carreira acadêmica, fez mestrado em Engenharia Sanitária na Holanda, doutorado em Saúde Ambiental na Inglaterra, além de estágio pós-doutoral em Portugal e na Espanha.

Moraes foi um dos fundadores do Grupo Ambientalista da Bahia e a sua militância na área de saneamento data dos anos 70. É sócio-fundador e Conselheiro de Orientação do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS. O cientista baiano acabou de se aposentar efetivamente, em março de 2022, como professor titular em Saneamento pela UFBA.

A direção do SINDISAN se fez presente à solenidade de entrega da Comenda 2 de Julho ao professor Luiz Roberto Moraes em reconhecimento à sua longa trajetória em nome do desenvolvimento da ciência, em especial do saneamento básico, e por sua luta incansável na defesa da água e do saneamento como direitos humanos e bens públicos inegociáveis, bem como à sua inegável contribuição à educação e ao saneamento básico, e à sua incansável luta em defesa das companhias públicas de saneamento.

(Com informações da ALBA)

Share this post