sindicato

É preciso reconhecer o sindicato que de fato representa os trabalhadores

sindicatoTivemos conhecimento que alguns funcionários da DESO, notadamente oriundos dos dois últimos concursos efetuados pela Companhia – e é sempre bom refrescar a memória destes trabalhadores que esses concursos só saíram do papel devido a ação judicial movida pelo Sindicato perante o Ministério Público do Trabalho – andam dizendo pelos corredores da sede da Companhia, de forma equivocada e cheio de desinformação, que o SINDISAN nunca os representou e muito menos se veem na obrigatoriedade de se tornarem seus filiados.

De fato nada os obriga a se tornarem associados a esta entidade sindical ou qualquer outra entidade; porém, o equívoco maior é não entender que, quem trabalha efetivamente na Companhia de Saneamento de Sergipe tem, na forma da lei, um sindicato que representa todos os associados a essa empresa pública, e esta entidade chama-se SINDISAN.

Este sindicato, que há décadas e de forma combativa está nas lutas contra as adversidades impostas pelo sistema repressor e explorador da classe trabalhadora, sempre esteve no dia a dia das lutas da categoria, nos quatro cantos do estado. Desafiamos a alguém mostrar um registro, ao longo desses anos, de bandeiras de outros sindicatos, seja ele qual for, na porta da companhia, nos seus distritos ou nas estações.

Portanto, essas entidades somente apareciam quando era para tentar amealhar uma fatia do imposto sindical, e mais nada! Apareciam com discursos para simplesmente confundir as cabeças de alguns mais incautos, oferecendo, inclusive, contribuições menores do imposto sindical. Mas fazer luta por melhorias salariais e de condições de trabalho, nada!

Para aqueles que pregam pelos corredores que o SINDISAN não lhes representa, aconselhamos pegar o Acordo Coletivo de Trabalho, lê-lo de ponta a ponta e se perguntar: qual sindicato lutou pelos trabalhadores, ao longo dos anos, para que este ACT tivesse os benefícios e garantias que tem, sendo, reconhecidamente, o segundo melhor ACT de trabalhadores em saneamento do Brasil? A resposta será só uma: SINDISAN.

Então, companheiros e companheiras, se esses que tanto pregam que não é este sindicato que os representa, se tiver mesmo caráter, personalidade e retidão, que vá ao RH da empresa e peça para abrir mão das conquistas obtidas pela categoria através deste sindicato, em nossos acordos coletivos, e peçam para apenas contarem com as conquistas de sindicatos outros que acham que melhor lhes representam.

Aos que conspiram contra o SINDISAN, pensando que prejudica tão somente a atual Direção, saiba que estão prejudicando é a si próprio e a toda uma categoria, pois o governo “lesa pátria” que aí está, trabalha ferozmente para a entrega total do patrimônio do povo brasileiro, e as empresas públicas de saneamento são a bola da vez. Quando chegar a hora do vamos ver, então descobrirão qual sindicato realmente faz a luta em defesa dos trabalhadores da DESO, da COHIDRO e dos SAAE’s. Fica aqui a reflexão!