Eleição define direção do SINDISAN para o triênio 2014/2017

Teve início, na manhã desta terça-feira (10), o processo de eleição direita para a escolha da diretoria do SINDISAN, o sindicato dos trabalhadores da Deso, Cohidro e SAAEs de Estância, São Cristóvão e Capela, para o triênio 2014/2017. Duas chapas concorrem no pleito: a Chapa 1 – União e Seriedade, da CUT, encabeçada pelo atual presidente Sérgio Passos; e a Chapa 2 – Opção, da Força Sindical/Conlutas, encabeçada por Joel Silva. O processo eleitoral se encerra às 13 horas da quarta-feira 11.

De acordo com Sérgio Passos, candidato à reeleição pela Chapa 1, a categoria tem plena consciência do muito que foi realizado nos últimos três anos de gestão, com avanços importantes, como as conquistas do PCCR, Anuênio e progressão salarial para os trabalhadores que ingressaram na Deso a partir de 2004, aumentos significativos no Cartão Alimentação, ampliação de benefício para os aposentados, plano de saúde e avanços salariais nos SAAEs de Estância e Capela, além de vitórias importantes em ações movidas na Justiça, em favor dos trabalhadores.

Sérgio Passos, atual presidente e encabeçando a Chapa 1“Fizemos um trabalho importante na base e, tenho certeza, a categoria vai reconhecer nas urnas os nossos esforços e as nossas lutas nos últimos anos, com vitórias e avanços, como o Anuênio, o adicional por tempo de serviço e o PCCR. Nem tudo pôde ser realizado, então, ficaram algumas bandeiras para encamparmos no próximo triênio, como o turno corrido para todos os funcionários e a revisão da tabela salarial da Deso, para equalizar as disparidades entres os antigos funcionários e os novos”, ressalta Passos.

O candidato da oposição, Joel Silva, aponta que nos últimos anos da atual gestão os avanços para a categoria ficaram aquém do esperado e que muita coisa foi deixada de lado. “Por essas e outras razoes é que estamos nos apresentando como alternativa para os trabalhadores. Queremos tomar o nosso sindicato para torná-lo forte e eficiente, voltado para os interesses do trabalhador, não da burguesia”, diz.

Joel Silva, encabeçando a Chapa 2Entre as propostas apresentadas pela Chapa 2, Joel elenca também o turno corrido como bandeira, e questões para os aposentados, como a extensão do plano de saúde. “São eles que construíram as bases das nossas empresas, mas, infelizmente, quando se aposentam, têm algumas perdas e não têm direito sequer a um plano de saúde digno. Queremos rever isso”, afirma.

O presidente da Comissão Eleitoral, João Accioly Lins, explica que o trabalho da comissão tem sido o de garantir total lisura ao pleito e igualdade de condições para as duas chapas.

“Até o momento tudo tem corrido conforme o recomendado. Está tudo tranquilo até agora. O nosso objetivo é de manter a tranquilidade e a lisura do processo eleitoral para que o sindicato tenha cada vez mais o respeito dos associados e da sociedade também”, destaca.

As urnas espalhadas pela sede, Deso, Cohidro e SAAEs, além das urnas itinerantes, vão coletar os votos dos associados até às 13 horas desta quarta-feira. Sobre a apuração, o presidente da Comissão Eleitoral diz que avaliará com os demais membros a possiblidade de se realizar logo após a chegada de todas as urnas à sede ou deixar para a manhã da quinta-feira 12. “Vamos estudar as duas possibilidades e deixar para decidir somente amanhã”, avisa Accioly.