Seminario BSB 01

FNU e CNU realizam seminário para melhorar comunicação das entidades urbanitárias

Seminario BSB 01Diante da ofensiva privatista do atual governo de Michel Temer, com o apoio dos grandes veículos de comunicação do país, a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) realizou, dias 5 e 6 de abril, no auditório da ABM, em Brasília, o seu I Seminário de Comunicação. O encontro teve o objetivo de contribuir com a formação dos dirigentes, debater a realidade das entidades e fomentar instrumentos de comunicação que contribuam com as lutas contra a privatização dos setores de saneamento e energia em todo o Brasil.

Participaram do Seminário, pelo SINDISAN, os companheiros Neemias Amancio, diretor de Comunicação e Relações Sindicais, Iara Nascimento, diretora Financeira e secretária de Comunicação da FNU, e o jornalista George Washington Silva, assessor de Imprensa e Comunicação do sindicato.

Seminario BSB 02

“É preciso reconhecer que nossa comunicação não é boa e precisa melhorar substancialmente para enfrentar o discurso privatizante e de retirada de direitos que é empurrado diariamente pela mídia

nacional que apoia o governo golpista de Temer contra os trabalhadores. Se não melhorarmos agora a nossa comunicação, para dialogar mais eficientemente com as nossas bases e com a sociedade, corremos o risco de perder essas e outras batalhas”, destacou Pedro Blois, presidente da FNU.

Rede mais eficiente

Foram dois dias de intensos debates, discussões e construção de alternativas para ampliar os instrumentos de comunicação dos sindicatos urbanitários e buscar a formação de uma rede mais eficiente de divulgação de notícias junto à Federação, em especial, por meio do seu sítio eletrônico (www.fnu.org).

Cláudia Santiago Giannotti, jornalista, historiadora e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação, tratou do tema “Os desafios da comunicação sindical perante a hegemonia da grande mídia”. A assessora de Comunicação da CUT-GO, Maísa Lima, expôs o tema “A importância da formação das redes de comunicação sindical para o fortalecimento da luta dos trabalhadores”. Já o jornalista e produtor da TV dos Trabalhadores – TVT, Hamilton Rocha, debateu “A TV dos Trabalhadores como aliada na luta pela comunicação.

Trabalho em grupo

Seminario BSB 03 O segundo dia do Seminário foi reservado para a realização de um trabalho em grupos, formados por jornalistas, diretores de comunicação e outros dirigentes sindicais, para a discussão e elaboração de um Plano de Comunicação para melhorar as comunicações entre sindicatos e a federação e divulgar com eficiência as campanhas e ações contra as privatizações.

“São espaços como esses, de formação e de troca de informações, que nos ajudam a melhorar os nossos instrumentos de comunicação sindical e a enfrentar, com mais eficiência, os discursos da grande mídia, que criminaliza a luta dos trabalhadores e só reforça, junto à população, as ideias privatistas plantadas pelos governos Temer e Jackson. É formação para a luta. Foi muito importante o SINDISAN participar desse seminário”, destacou o jornalista George Silva.

“Sem dúvida, o seminário foi muito rico em informações e troca de experiências para que pudéssemos detectar as nossas deficiências na comunicação do sindicato e para melhorar e ampliar essa comunicação para dialogar melhor com as nossas bases e com a população. Foi muito proveitoso para todos nós. Agora é sentar com toda a direção para colocar em prática as propostas que foram tiradas no seminário”, apontou Neemias Amancio.