bolsonaro genocida

Governo retira concessionárias de água e esgoto da lista de serviços essenciais

bolsonaro genocidaA Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e os seus sindicatos filiados repudiam veementemente a atitude desumana do desgoverno Bolsonaro, de retirar concessionárias de água e esgoto da lista de serviços essenciais, o que se configura em uma irresponsabilidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

Importante lembrar que água é o principal insumo de proteção à propagação da Covid19 e os serviços de água e esgoto são essenciais, reconhecidos pela ONU como direitos humanos fundamentais.

A retirada da captação, tratamento e distribuição de água, bem como de esgoto da lista de atividades essenciais que devem continuar em operação no período de quarentena devido ao coronavírus, causou perplexidade entre as empresas e especialistas que atuam na área.

A exclusão foi confirmada em um decreto emergencial. A medida carrega uma mensagem negativa para a sociedade sobre as prioridades do governo e mostra que, para Bolsonaro, o saneamento é uma necessidade secundária.

O presidente da Abcon, Percy Soares Neto, indica que o esquecimento trata-se de um equívoco, pois a função é crucial para a população, ainda mais em um momento de combate à uma pandemia.

“Não há menor explicação razoável para que água e o esgoto não seja serviço essencial. Nós precisamos é reconhecer a essencialidade, tendo em visto a necessidade de ter as equipes de saneamento na rua, possam ter o seu trabalho facilitado em função disso, seu trabalho agilizado, seja no acesso aos equipamentos de proteção individual, seja no trânsito pela cidade para executar as funções”, afirmou Soares Neto.

(Com informações do site da FNU)

Share this post