Ibura está abandonada. A quem interessa esse total abandono?

Por reiteradas vezes recebemos denúncias de colegas que trabalham na área da Ibura, localizada na BR-101, sobre as precárias condições em que se encontra aquela importante Estação de Bombeamento.

Só para se ter uma ideia, o ruído dos motores é tão ensurdecedor que se chega a escutá-lo logo da entrada da unidade, o que não é tão perto assim, demonstrando com isso que a manutenção corretiva, e tampouco preventiva, nunca estiveram no planejamento da DESO para aquela Estação.

Iluminação altamente deficiente, precisando urgentemente de uma boa revisão em todo sistema elétrico, inclusive, com reposição de várias lâmpadas defeituosas. Alertamos que, por se tratar de um local isolado, este item se torna de fundamental importância no que se refere à segurança dos colegas trabalhadores e também para a operacionalização da área.

Nota-se, ainda, a existência de várias janelas com os vidros quebrados ou sem a existência dos mesmos, portas quebradas e sem fechaduras e, quando existe a fechadura, não há a respectiva chave para o seu fechamento.

O SINDISAN, por ocasião da entrega do boletim Água Quente, frequenta quinzenalmente não só essa, como também, todas as unidades da DESO de Aracaju e também da chamada Grande Aracaju, e o que percebemos é que o caso da Ibura mais parece uma cópia mal xerocada de todas as outras unidades da DESO: quando não estão abandonadas por completo, funcionam como que na base da gambiarra, da meia boca, do improviso – mas se está funcionando, deixa para lá, o operador que se vire, o importante é botar água nas torneiras do povo, assim pensam alguns chefes.

A prova cabal disto que afirmamos está nas intermináveis reformas das Estações de Tratamento de Água. Entra gata e sai gata, entra chefe e sai chefe e, para os trabalhadores das famigeradas gatas, só calote, e tudo isso com a anuência da DESO, que além disso, quita a fatura da parte executada do arremedado serviço mal prestado pela esfomeada gatinha.

Depois disso tudo, o que sobra para o trabalhador da DESO, que de fato é quem vai trabalhar no local,é isso tudo o que denunciamos quase que diariamente: prédios recém-entregues e já caindo aos pedaços, com dezenas de infiltrações, erros primários de projetos, seja ele de que ramo for da engenharia, e ninguém toma providência alguma.

Até quando deixarão isso acontecer? Interessa a quem tal situação? E quem está sendo grandiosamente favorecido? Um dia tudo virá à tona e aí o povo saberá quem de fato está por trás de toda essa situação vexatória em que passa a DESO perante a sociedade.