Insalubridade e periculosidade: assessoria está acompanhando

Saiu uma Resolução de Diretoria (RDE) informando as várias unidades da DESO onde existem insalubridade e periculosidade, e que a partir de março os referidos adicionais estariam cortados. De acordo com o laudo de uma empresa de nome Ambientec, contratada pela DESO, companheiros que trabalham há mais de 20 anos no mesmo local e que não tiveram nenhuma melhora no ambiente de trabalho, não mais receberão o adicional a que tem direito.

Isto não é novidade na DESO. Em 2002 foi contratada uma empresa, que também fez um laudo na época, e este mesmo laudo retirou a Insalubridade de todos os operadores de ETA. O Sindicato entrou com uma ação na justiça questionando o laudo desta empresa, e em todas as instâncias julgadas a sentença foi favorável aos trabalhadores. A partir de agosto de 2010 todos trabalhadores que estavam no mencionado processo começaram a receber por insalubridade.

Lembramos aos companheiros que recebem estes adicionais que o SINDISAN já tomou as providências e foi acionada a sua assessoria jurídica, e também já foi contratado um engenheiro de Segurança do Trabalho para questionar o laudo desta nova empresa contratada pela DESO.