eta itaporanga

Operadores da ETA de Itaporanga estão no mais completo abandono

eta itaporangaTorna-se muito fácil para alguns chefes, seja ele imediato ou das regionais, dizer para os seus subordinados, diante de pedidos de ajuda para que lhes deem condições de trabalho, afirmar que já fizeram a sua parte, mandando ofícios para a diretoria de Aracaju e depois lavando as mãos, como se os pedidos não lhes dissessem mais respeito.

Notamos isto claramente quando visitamos a ETA de Itaporanga, que está entregue ao total abandono. Localizada em uma área totalmente tomada por criminosos e consumidores de drogas, a única iluminação existente está sendo mantida pelos próprios operadores com ajuda da prefeitura local; as portas e janelas praticamente não existem, obrigando os operadores a gastarem do próprio bolso para amenizar a fragilidade aparente; não existe no local qualquer coisa que lembre móveis e cadeiras com alguma decência.

Se partimos para a área operacional, no tratamento de água, vemos que não existe Colorímetro há mais de 6 meses; dos 5 filtros existentes, há mais de 2 anos somente um funciona; faltam reagentes para se fazer uma análise com alguma precisão, o que é um verdadeiro absurdo; e o cilindro de cloro gasoso está armazenado  sem a  fixação correta, de forma precária.

Enquanto isso, a DESO afirma que produz água com o máximo grau de potabilidade. Estão brincando com coisa séria. É bom lembrar que este fato não se trata, de maneira nenhuma, de caso localizado ou pontual. Vemos isto se repetir no âmbito de todo o estado. É lamentável, mas é a pura verdade.

Ainda sobre a ETA Itaporanga, nenhum operador sabe dizer a quem pertence as centenas de manilhas que estão armazenadas dentro da área da estação e estão sendo retiradas quase todos os dias por pessoas ligadas a prefeitura local, segundo foi dito a esta direção por moradores que residem no entorno da ETA.

Se pertencem a DESO, cremos que os operadores deveriam ter sido informados, pois estariam sob a sua responsabilidade; se pertencem à prefeitura, quem autorizou o armazenamento dentro da área de uma estação de tratamento? Tudo isso precisa ser esclarecido.

Cobramos da direção da DESO que tome providências urgentes e não se torne cúmplice dessas arbitrariedades. O SINDISAN exige dignidade para todos os trabalhadores da DESO, pois não se pode simplesmente cobrar resultados quando não lhes dão o mínimo de condições para que possam trabalhar com segurança.

Share this post