Trabalhadores vão ocupar as ruas contra a privatização da água, valorização do magistério e por direitos

No próximo dia 22 de março, sexta-feira, comemora-se o Dia Mundial da Água. O SINDISAN, sindicato que congrega os trabalhadores em saneamento do estado de Sergipe, marcará a data com a realização da 5ª Caminhada da Água, atividade promovida pelo sindicato com o apoio de entidades dos movimentos sindical, social e popular.

A pauta central será a luta contra o projeto do Governo de Sergipe de privatização da água dos sergipanos através da entrega da concessão à iniciativa privada dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, hoje prestados pela DESO e pelos SAAEs.

Mas este ano, a caminhada terá ainda mais força. O protesto contra a privatização da água vai juntar-se à Marcha em Defesa e pela Valorização do Magistério, e a outras pautas importantes da classe trabalhadora, como a luta por mais democracia, por mais direitos, pela prisão dos golpistas, contra o genocídio na Palestina e contra o extermínio do povo preto no Brasil.

A concentração para a grande caminhada e marcha do magistério será na porta da DESO, na rua Campo de Brito, no bairro 13 de Julho, a partir das 7 horas, onde será realizado um ato público. Em seguida, o movimento tomará as ruas em direção ao centro de Aracaju.

O presidente do SINDISAN, Silvio Sá, enfatizou a importância da adesão de várias categorias à luta em defesa água e do saneamento públicos e contra a privatização, em especial, a categoria dos professores.

“São duas lutas importantes da sociedade: pelo direito à água pública e a defesa da educação pública. As duas categorias sofrem os ataques do governo Mitidieri e as ameaças de privatização, de forma que a unidade nos fortalece para o enfrentamento a essa política de entrega da água ao capital privado e de desmonte na educação e nos serviços públicos. Será um dia de muita luta e esperamos contar com o apoio da sociedade a essas pautas”, afirmou Silvio Sá

Para o professor Roberto Silva, presidente da CUT Sergipe e do SINTESE, a Caminhada da Água e a Marcha do Magistério são importantes diante da realidade do governo Fábio Mitidieri, que vem implementando uma política privatista e de destruição dos serviços públicos que está sendo uma verdadeira catástrofe para a população de Sergipe.

“Além de defendermos nosso direito básico à água, sabemos que a intenção desse governo é privatizar tudo. O governador Fabio Mitidieri está a todo custo tentando privatizar a DESO e já preparando terreno para fazer o mesmo na educação, tirando o acesso à escola e destruindo postos de trabalho. Não podemos permitir a comercialização de direitos fundamentais”, enfatizou Roberto Silva.