bombas lagoa deso2

Unidades apresentam problemas graves, submetendo trabalhadores a risco de morte

bombas lagoa deso2Dando um giro por algumas unidades da DESO, o Sindicato mais uma vez pode constatar as péssimas condições de trabalho e de alocação a que os trabalhadores estão sendo submetidos. Na Lagoa de Contenção de Esgoto da ETE do Conjunto Jardins, a situação é precária. Não há uma estrutura edificada e decente para os operadores trabalharem.

Eles ficam alojados em um verdadeiro barraco (que, dizem, pertence à Camel), sem ter acesso sequer a água potável, que a empresa não oferece. O único banheiro sequer tem água na descarga. Não há cozinha e nem mesmo refeitório.

Já no item segurança, como na maioria das unidades da DESO, os trabalhadores estão entregues à própria sorte. A lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto do Conjunto Jardim é totalmente aberta, não tem proteção alguma e as pessoas entram quando quer –  como também meliantes e viciados em drogas .

Já no Poxim II, detectamos que o Sistema de Captação não tem extintores na área das bombas. Para piorar, o quadro de comando das bombas está aquecendo e o operador tem que deixar aberto para não superaquecer, gerando riscos.

Além disso, a escada de acesso às bombas é improvisada e, pela altura, o operador corre sempre risco de acidente. O pessoal também fica alojado num contêiner improvisado, convivendo com o perigo sempre presente do botijão de gás de cozinha, que fica no mesmo espaço.

Por fim, na Captação da ETA Poxim, o piso está cedendo e há muitos vazamentos nas bombas, que estão em situação precária. O pior é que também há a presença de muitos fios energizados e submersos, submetendo o operador ao perigo de acontecer um curto circuito e eletrocutar o trabalhador.

Mais uma vez, diante do quadro de precariedade que observamos na maioria das unidades, pedimos à direção da DESO que procure solucionar esses problemas e oferecer melhores condições de trabalho para os seus funcionários. Ou vão esperar alguém morrer, vítima da negligência de alguns, para fazerem alguma coisa?