Uso indevido dos carros pelas chefias põe em risco trabalhadores de campo

Quando a DESO fez a renovação parcial da frota de veículos, via contrato de locação com empresas do ramo, supôs-se que estes veículos seriam de fato utilizados para execução das atividades de campo nas Regionais, onde o Sindicato já havia detectado várias irregularidades no que se refere ao transporte de pessoal e das ferramentas necessárias para execução das diversas tarefas diárias inerentes à DESO.

Pois bem, passado mais de um mês da aquisição destes veículos utilitários, ainda é possível flagrar, com bastante frequência, em algumas Regionais, os companheiros sendo obrigados por suas chefias imediatas a se deslocarem ao campo dentro de velhos veículos de passeio, todos “juntos e misturados” com pás, alavancas, picaretas, caixas de ferramentas etc. Todos sabem que isso atenta contra todas as normas de segurança da Companhia, do Código de Trânsito Brasileiro, do bom senso e também de responsabilidade.

Para piorar essa situação, informações chegam de todos os cantos do estado dando conta de que esses mesmos chefes, que jamais deveriam agir dessa forma, estão se apropriando dos novos carros utilitários para executarem as suas tarefas diárias, que são meramente administrativas, e entregando para o pessoal de campo os seus antigos carros de passeio, inadequados para as atividades que fazem.

A foto que ilustra esta matéria mostra claramente um desses flagrantes. Permanecendo desta maneira, pode se esvair por terra  todo o empenho mostrado pela DESO com a aquisição dos veículos, seja por locação ou não – este não é o debate – para que sejam oferecidas as condições de transporte necessárias para execução das tarefas diárias no campo.

Assim, todos os companheiros que estão passando por essa situação continuam correndo os mesmos riscos que corriam quando se deslocavam em velhas motocicletas pelas cidades e povoados, que de tantas ferramentas que carregavam mais pareciam ferreiros  ambulantes.

O SINDISAN pergunta à direção da DESO: todos têm conhecimento dessa situação? E se têm, por que não buscam freá-la imediatamente? Seja lá que chefe for e de que Regional, trata-se de um abuso. Os interesses da Companhia e o bom serviço prestado à população devem sempre prevalecer sobre quaisquer interesses individuais. A razão e a lógica assim nos ensina.