11° Encontro Nacional dos Urbanitários foi marcado pela qualidade dos debates e das ideias inovadoras

O 11º ENU – Encontro Nacional dos Urbanitários – foi realizado entre os dias 12 e 14 de abril, em Brasília, reunindo diariamente uma média de 130 dirigentes do ramo urbanitário de praticamente todos os estados, para debater as questões específicas que envolvem cada um dos setores do ramo: energia, saneamento, gás e meio ambiente; e mais do que isso, unir e organizar os trabalhadores desses setores, entender o contexto político atual, formular estratégias e definir ações para a luta. Afinal, setores estratégicos continuam sendo atacados pelos interesses do capital privado, que se mobilizam para ampliar e consolidar a privatização das empresas públicas de saneamento e impedir a reestatização da Eletrobras.

» Confira fotos do evento aqui

Foram três dias de intensos debates que suscitaram muitas ideias, reunidas em um documento de encaminhamentos finais que, após a consolidação, deverá ser apresentado e debatido com a base dos trabalhadores urbanitários pelos dirigentes que participaram do Encontro.

Pedro Damásio, presidente da FNU, ao final do Encontro, deixou um recado às urbanitárias e aos urbanitários:

“Ao final deste Encontro, que foi um sucesso, podemos dizer que tivemos temas palpitantes, debates intensos, e estivemos aqui discutindo o momento atual, com um governo popular e democrático, onde têm que ser implantadas as políticas públicas para atingir aqueles que mais precisam e também, com isso, manter as empresas públicas. Então, foram muitos os debates onde foram apresentadas muitas ideias e esperamos estar próximos da execução daquilo que o ramo urbanitário tanto requer ao presidente e seu governo.”

Encontro exitoso

Também Paulo de Tarso, presidente da CNU, classificou o 11º ENU como exitoso pela grande participação das trabalhadoras e trabalhadores do ramo urbanitário de todo o país, pela qualidade dos debates.

“Estamos em um momento de reflexão e análise profunda dos problemas que atingem os urbanitários, seja na área de energia, onde se conseguiu uma coisa inédita, após a privatização da Eletrobras, que o presidente da República abraçasse a nossa luta, a nossa causa e brigando pela reestatização da Eletrobras. Também no campo do saneamento, houve decretos do governo fazendo, de certa forma, uma proteção às empresas públicas de saneamento, e ainda a própria questão do meio ambiente, onde estão sendo refletidos vários fatores, condições, que interferem na vida da população. Então, a CNU, a FNU e as Federações Regionais acertaram com esse Encontro e vamos sair dele mais fortes e unidos: com união e luta, vamos vencer com certeza”, afirmou Paulo de Tarso.

Confira o resumo de cada um dos dias do ENU:

> Primeiro dia do ENU debate meio ambiente, gás e energia e diversidade no movimento sindical
> Marco do Saneamento, aposentadoria especial e previdência complementar foram temas discutidos durante o segundo dia do ENU
> No terceiro dia do ENU, urbanitários debateram o fortalecimento da negociação coletiva e comunicação
> Alguns momentos do 11º ENU na Galeria de Fotos

Com informações da FNU.