A nova Direção seguirá com o compromisso de sempre

Passada a eleição que, pela força dos votos, os filiados confiaram à atual direção mais três anos, o compromisso de representar, lutar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de saneamento, é preciso chamar a categoria para entender o significado que tem a entidade sindical e qual a sua razão de existir.

A atividade sindical se dá pela dimensão coletiva dos interesses dos trabalhadores de determinado setor, ramo ou categoria. O SINDISAN, em seus mais de 40 anos de existência, tem o reconhecimento geral pela solidez e determinação com que atua na defesa dos trabalhadores da DESO, CODERSE e SAAEs de São Cristóvão, Capela e Estância.

Com seus 26 diretores e diretoras, incluindo Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e suplência, a sua maior instância, todavia, é o Conselho Deliberativo, que inclui todos os representantes sindicais, estes últimos eleitos em pleito próprio após as eleições para escolha da direção geral do sindicato.

As determinações que norteiam a prática sindical estão elencadas no Estatuto do SINDISAN, devendo ser o livro de consulta do filiado. É no Estatuto que consta também como se dá uma assembleia, momento em que os filiados podem expor suas opiniões, fazer propostas e votar, ações estas que efetivam a soberania das decisões tomadas em uma assembleia da categoria.

Assim, o compromisso dos trabalhadores filiados não é apenas o de escolher uma direção. É preciso saber cobrar, direcionar as críticas, propor ideias e construir junto com a direção as estratégias de luta para a garantia dos direitos conquistados e mais avanços. E, claro, cabe à direção do sindicato promover as condições para a conscientização do que é a luta sindical e a importância da participação de todas e todos.