Acordo Coletivo de Trabalho da DESO assinado e homologado

O Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 dos trabalhadores e trabalhadoras da DESO foi assinado e devidamente homologado. Aprovado na Assembleia Geral do dia 23 de novembro de 2023, quando a maioria dos presentes acatou a contraproposta apresentada pela direção da Companhia, o ACT está disponível para baixar no site do sindicato.

Segundo o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, foi importante o fechamento do Acordo Coletivo porque, além de assegurar avanços nas cláusulas econômicas e sociais, a pressa com que o governador vem dando à proposta de concessão dos serviços da DESO para a iniciativa privada – o Projeto de Lei que dá celeridade a esse processo chegou na Assembleia Legislativa e foi aprovado em menos de 24 horas – e poderia comprometer o fechamento do ACT.

“Com o Acordo Coletivo assinado e homologado, a gente pode concentrar as energias para a luta contra a privatização da DESO. O governador Fábio Mitidieri já disse que deverá lançar o edital de licitação agora, em janeiro. Outro ponto importante a ser considerado é que o fechamento do Acordo Coletivo garantiu a manutenção das cláusulas econômicas e sociais, conquistadas ao longo de anos de luta, com vantagens para os trabalhadores da DESO, e que poderiam ser perdidas caso as negociações se prolongassem, como aconteceu com a cláusula da Estabilidade no Emprego, que foi retirada das negociações por exigência do governador, que poderia querer retirar mais direitos da categoria. Com o Acordo já assinado e homologado, não tem mais como”, explicou Silvio Sá.

Share this post