Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação com a Sabesp

Matéria do site GGN escancara a realidade por trás das privatizações das companhias públicas de saneamento e que todo privatista quer esconder: as tarifas vão subir sim, e muito! É o que aponta a jornalista Patrícia Faermann ao analisar as tarifas de cidades onde a privatização avançou em comparação com a Sabesp, de São Paulo, que está prestes a ser privatizada.

» Confira aqui.

Após serem arrematadas pelo capital privado, destaca a matéria, as companhias de água e saneamento do Rio de Janeiro (sob controle da Iguá) e Campo Grande (sob controle da Aegea) tiveram aumentos de mais de 100% em relação às tarifas da estatal paulista, segundo levantamento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema).

O levantamento do sindicato mostra que a tarifa social no Rio de Janeiro passou a custar R$ 45,32 após a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) ser privatizada em 2021. Em comparação à tarifa social da Sabesp, que no final de 2023 chegava a R$ 22,38, é 102,4% mais cara.

Campo Grande teve um salto ainda maior nas contas da população vulnerável, com uma tarifa atingindo R$ 60,95 em 2023, ou seja, mais do 170% dos preços de São Paulo.

A falácia privatista

Em Sergipe, o maior defensor do processo de entrega parcial dos serviços da DESO à iniciativa privada, Milton Andrade, presidente da agência Desenvolve-SE, tem plantado a falácia de que, com a privatização disfarçada de concessão, a população sergipana pode ficar tranquila que não haverá aumento tarifária de água e esgoto.

Porém, os números de onde a privatização do saneamento aconteceu desmontam o engodo do privatista. A título de comparação, é importante lembrar que a tarifa comum da Companhia de Saneamento de Sergipe é até menor que a da Sabesp, R$ 45,90; e a tarifa social é bem próxima, R$ 23,00.

E quem quiser se enganar que continue acreditando na falácia dos privatistas.

Confira abaixo os dados do levantamento do Sintaema: