Articulada pelo Sindisan, audiência pública discutirá direito à água e privatização da DESO

Nesta quinta-feira, 16, a partir das 14h30, a Assembleia Legislativa de Sergipe estará promovendo uma Audiência Pública para discutir o direito humano à água e ao saneamento e as consequências de uma possível privatização da Deso, como vem intencionando o Governo do Estado. A audiência é uma articulação do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto do Estado de Sergipe (Sindisan) junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e os mandatos da deputada estadual Ana Lúcia (PT) e do vereador de Aracaju Iran Barbosa (PT).

O PhD e Professor em Saneamento Luiz Roberto Santos Moraes, da Universidade Federal da Bahia (UFBa), será o palestrante principal e discutirá o tema “A Deso Companhia Pública: garantia do direito humano de acesso à água aos sergipanos”.

“Será um espaço muito importante para que possamos discutir o papel importante que desempenha a Deso para os sergipanos como uma empresa pública que é viável, em contraponto a esse desejo do Governo de privatizar a Companhia para atender a interesses outros que não o da população. Porque se Jackson tivesse realmente o compromisso de defender o interesse dos sergipanos, jamais falaria em entregar à iniciativa privada uma empresa estratégica como a Deso, e sim buscaria investir mais na Companhia, ainda mais em tempos de escassez hídrica”, afirma o presidente do Sindisan, Sérgio Passos.

O sindicalista lembra que uma possível privatização da DESO afetará a população de 71 municípios, em especial as comunidades carentes, que deverão passar a pagar tarifas altíssimas pela água.

“Se hoje a tarifa social da Deso destina à população de baixa renda é de cerca de R$ 15,42 reais para o uso de 10 mil litros de água, a empresa privada, se oferecer a tarifa social, o valor deverá subir para cerca de R$ 45 reais, como apontam alguns estudos. Isso terá um impacto enorme na renda de famílias mais pobres, e as pessoas precisam saber disso”, alerta Passos.

“Temos que defender à água e o saneamento como bens públicos e como direitos humanos fundamentais, como reconhece a ONU em resolução. Água e saneamento não podem ser tratadas como mercadorias porque são essenciais à vida e à saúde. Empresa capitalista só visa o lucro, diferente de uma empresa pública, que tem compromisso com o social”, destaca o presidente do Sindisan.

Serviço:
O quê: Audiência Pública
Quando: 16 de fevereiro de 2017, às 14h30
Onde: Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe
Tema: “Deso Companhia Pública: garantia aos sergipanos do direito humano de acesso à água”
Palestrante: Luiz Roberto Santos Moraes – Engenheiro Civil e Sanitarista, PhD – Professor Titular em Saneamento e Participante Especial da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Realização: Mandatos da Deputada Estadual Ana Lúcia (PT) e do Vereador Iran Barbosa (PT)
Parcerias: SINDISAN, CUT-SE e FNU