DESO: assembleia aprova Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015

Por decisão da maioria, em assembleia realizada no último sábado, dia 20/12, os trabalhadores da DESO aprovaram, na íntegra, a contraproposta apresentada pela direção da Companhia, depois de três rodadas de negociação e três assembleias. A categoria esteve bem representada, com mais de 200 trabalhadores presentes, com destaque para os companheiros admitidos no último concurso e os companheiros do interior.

A assembleia do dia 20 foi muito participativa, com várias intervenções. E, após intensos debates, foram colocadas em votação duas propostas. A proposta vencedora – de aceitação, na íntegra, da contraproposta apresentada pela DESO –, obteve 71 votos. Já a segunda proposta, obteve 52 votos. Muitos companheiros acabaram saindo da assembleia antes da votação.

Diante da atual conjuntura, avaliamos que houve avanços, neste acordo, com o aumento da idade do Auxílio Escola de 12 anos para 14 anos, a implementação de um Plano de Complementação de Aposentadoria para os companheiros admitidos a partir de 2004, a instituição de uma comissão paritária para avaliar a viabilidade do turno corrido para todos os funcionários, o aumento no Cartão Alimentação para R$ 700,00 a partir de novembro e R$ 730,00 a partir de maio de 2015, mais o reajuste do INPC nas cláusulas econômicas e a manutenção das demais cláusulas do acordo anterior.

Foi o máximo que conseguimos. Fica um alerta para os companheiros: não basta reclamar; as nossas conquistas no Acordo Coletivo são do tamanho da nossa luta!

O SINDISAN, durante estes últimos anos, tem lutado para construir a unidade da categoria. Infelizmente, existe um grupo que não quer construir essa unidade. A prova da nossa luta está nas ações contra as terceirizações. Foi graças a nossa ação junto ao Ministério Público do Trabalho que aconteceu o último concurso e que 400 novos companheiros estão hoje na DESO.

Nossas lutas futuras serão contra as Parcerias Público Privadas (PPPs), que são a mais nova forma de privatização do serviço público e que já vem entrando pesado nas companhias de saneamento de todo o Brasil.

Precisaremos da união de todos os trabalhadores da DESO para combater as PPPs e qualquer tentativa de privatização do setor de saneamento em Sergipe. Vamos à luta!

Share this post