Contratação de funcionários de prefeituras gera muitos problemas

Está se tornando bastante comum a Diretoria do SINDISAN chegar às unidades da DESO pelo interior do Estado – onde quase toda a totalidade delas conta com a presença de funcionários cedidos por prefeituras através de convênios, ou então de empregados terceirizados – e ouvir relatos de todo tipo de irregularidades que ocorrem nessas contratações de funcionários a serviço da companhia.

Começamos pelo atraso de vários meses de pagamento de salários por parte das prefeituras conveniadas. Soubemos que em algumas delas já se passou quatro meses sem efetuar qualquer depósito na conta dos trabalhadores. Apesar desse absurdo, os trabalhadores ainda sofrem verdadeiro terrorismo por parte de puxa-sacos e alguns maus-caracteres a serviço do prefeito local, ameaçando-os de demissão sumária, caso eles insistam em fazer cobranças.

O SINDISAN questiona a DESO que tipo de serviço este servidor irá prestar à população passando por uma situação dessas? Sabemos que existem várias companheiros prestadores de serviço abnegados, que realmente se esforçam para prestar um bom serviço à população, mas, infelizmente, isso não é regra.

A DESO tem como cobrar sim do prefeito local que resolva tal situação, afinal, para que serve o Encontro de Contas. E aproveitando, é bom lembrar que existem prefeituras onde o Encontro de Contas não é feito há meses, a exemplo da cidade de Maruim.

Há empresas terceirizadas atrasando salários de seus funcionários, alegando atraso no pagamento de faturas por parte da DESO. Que o diga a TecServe, mau pagadora contumaz de suas obrigações trabalhistas para com os seus servidores.

A DESO precisa rever o mais rápido possível esses eternos contratos cheios de erros e cláusulas draconianas para a companhia. A lisura e transparência devem sempre vir a cima de tudo e de todos, assim pensam todos que agem com bom senso e responsabilidade.