Apuração só terminou perto das 3 horas da madrugada

Chapa 1 ‘União e Seriedade’ vence a eleição do SINDISAN com 64% dos votos válidos

Apuração só terminou perto das 3 horas da madrugadaTerminou na madrugada desta quinta-feira, 12/6, a contagem dos votos da eleição do SINDISAN, o sindicato dos trabalhadores da Deso, Cohidro e SAAEs de Estância, Capela e São Cristóvão. Ao final da apuração das 13 urnas, a Comissão Eleitoral declarou vitoriosa a Chapa 1 – União e Seriedade, da atual direção, encabeçada pelo presidente Sérgio Passos e de base cutista, com um total de 677 votos (63,86% dos votos válidos), contra 393 votos (36,07% dos votos válidos) da Chapa 2 – Opção, apoiada pela Força Sindical mais a Conlutas. Foram registrados, ainda, 13 votos em branco e 90 nulos. Outros 90 votos, de aposentados, foram impugnados pela Chapa 2.

Para o presidente Sérgio Passos, reeleito para comandar o sindicato no triênio 2014/2017, a categoria reconheceu nas urnas todo um trabalho que vem sendo realizado nos dois últimos mandatos pela direção, mas também os votos registrados na chapa de oposição aponta a responsabilidade da gestão reeleita para trabalhar ainda mais pelos trabalhadores urbanitários do setor de saneamento de Sergipe.

“Esta vitória é o resultado de um trabalho que sempre fizemos na base e que ficou um pouco prejudicado no último ano por conta das ações que tínhamos na Justiça. Isso burocratizou um pouco o trabalho do sindicato, mas, no final, soubemos dialogar com a categoria, mantendo as nossas ações de estar acompanhando os locais de trabalho, denunciando os problemas e cobrando providências, lutando por melhorias para a categoria, e a resposta veio com essa vitória expressiva”, avaliou Passos, lembrando que a cada eleição, o número de votos na gestão só aumentou.

Sérgio Passos, reeleito para mais um mandatoSérgio Passos reforça que a categoria reconduziu toda uma direção que atuou com cada diretor cumprindo suas tarefas, cada um dentro das suas limitações. Neste sentido, já avisou que uma das grandes bandeiras para o próximo triênio é a reformulação do estatuto dos sindicatos, que apresenta algumas contradições, entre as quais a concentração na figura do presidente.

“O nosso estatuto aponta que a direção do sindicato é colegiada, mas mantém a figura do presidente. Vamos reformar o estatuto para, entre outras coisas, fazer valer de fato a diretoria colegiada, acabando com a figura do presidente, que é típico da sociedade burguesa, que cultua o personalismo. Nós, que somos de esquerda, socialistas e queremos chegar ao comunismo, temos que trazer a prática da construção colegiada para dentro do nosso sindicato”, defende.

O presidente reeleito do SINDISAN também apontou a pauta do turno corrido para todos os trabalhadores da Deso como central na próxima gestão. “Diminuímos muito, nos últimos anos, as diferenças existentes entre antigos e novos funcionários. Já mostramos à Deso que o turno corrido, com duas turmas – uma das 7h às 13h e a outra, das 12h às 18h –, não será prejudicial para a companhia; pelo contrário, ela vai ganhar mais um horário de funcionamento. Basta que se tenha um bom gerenciamento”, apontou.

Passou aproveitou para agradecer o apoio da Central Única dos Trabalhadores, da Intersindical e de sindicatos cutistas e alguns não cutistas à Chapa 1. Também agradeceu aos funcionários do sindicato, à Comissão Eleitoral e a todos que se desdobraram nos dois últimos dias para que o processo eleitoral acontecesse de forma idônea e tranquila.

“Agora é trabalhar junto com os demais companheiros da direção para alcançar os objetivos postos e lutar pelos interesses históricos e imediatos da classe trabalhadora. Aqui estaremos à disposição da luta dos demais sindicatos. Sendo na defesa dos trabalhadores, terão o nosso total apoio”, colocou.

Share this post