SINDISAN nota

Nota do SINDISAN sobre a RDE-DESO 08/2020, COHIDRO e SAAEs

SINDISAN nota

Em reunião realizada pela direção da DESO, nesta terça-feira, 24/3, ficou estabelecida a Resolução da Diretoria Executiva (RDE) 08/2020, cuja redação trata das medidas e ações de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Embora a maioria das medidas e ações tomadas até o momento na preservação da saúde dos trabalhadores contemple os dispositivos de prevenção ao contágio, outras geram preocupação, sobretudo pelo contato e aproximação que continuarão existindo, a exemplo do turno corrido, que seria apenas a redução do tempo diário de atividade, com os mesmos funcionários (exceto as pessoas que se enquadram em grupo de risco).

Assim, o SINDISAN sinaliza expressiva preocupação com a categoria da DESO, pois considera insuficientes as ações contidas na RDE supracitada.

Tendo em vista o que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), o governo federal e o Decreto Estadual nº 40.560/2020, e ainda elencando os riscos iminentes à saúde dos trabalhadores da DESO, COHIDRO e SAAEs, entendemos que as atividades realizadas nestas empresas, considerando todas as suas dependências e serviços prestados, devam ser em dias alternados ou em dois turnos corridos diários, devendo estes ser organizados pelos gestores e gestoras.

Quanto ao serviço operacional mecânico, elétrico e de redes de água e esgoto, ficaria o expediente das 7h às 13h, devendo permanecer apenas uma equipe para eventual serviço à tarde.

As empresas devem ainda garantir todo o material necessário à segurança dos trabalhadores, como EPIs e EPCs, além de disponibilizar álcool gel 70% com fácil acesso ao trabalhador, manter os banheiros limpos, com sabonete e papel-toalha. Os materiais devem ser sempre repostos, em todas as dependências das empresas, na capital e no interior.

Outrossim, aguardamos retorno da direção da DESO, tendo em vista a gravidade do momento, em função da pandemia do Covid-19 em todo o mundo e o interesse de preservar a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da DESO.

A Direção do SINDISAN