Deputado Marcos Oliveira apoia a luta contra a privatização da DESO

O deputado estadual Marcos Oliveira, do PL, esteve, nesta terça-feira (04), na sede do SINDISAN, para dialogar com os dirigentes do sindicato sobre a situação da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e colocar o apoio do seu mandato para se somar à luta contra a proposta do governador Fábio Mitidieri (PSD), de privatização de parte dos serviços prestados pela empresa por meio de concessão comum por 30 anos, copiando o modelo que já vem fracassando no vizinho estado de Alagoas.

O parlamentar reconhece que existem problemas pontuais na DESO, como em qualquer outra empresa, mas que os serviços prestados pela Companhia são de interesse público e que os problemas podem ser superados com investimentos e gestão competente.

“A DESO atua em dois serviços que são essenciais para a vida e a saúde das pessoas: abastecimento de água e coleta de esgotos. Isso não pode estar nas mãos de quem apenas visa o lucro, e não é papel do poder público estar negociando isso em bolsa de valores. A questão que estamos vendo é, na verdade, qual modelo de Estado se quer para Sergipe. O que o atual governador defende é o da privatização para não ter que fazer nada. Querem privatizar tudo, e não é esse o modelo de Estado que eu defendo. Por isso, sou contra a privatização da DESO, ou mesmo do Banese e da Sergás. Contem com o nosso mandato para nos somarmos a essa luta”, colocou o deputado.

A direção do SINDISAN agradece a visita e o apoio do deputado Marcos Oliveira, e seguirá buscando o diálogo com os parlamentares, nas esferas federal, estadual e municipal, para construir unidade em torno da defesa da DESO como empresa pública para garantir água e esgotamento sanitário como direitos da população sergipana.