CONCUT pede luta global dos trabalhadores

O plenário do Pavilhão de Exposições do Anhembi estava completamente lotado na manhã da terça-feira, 13/10. Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil inteiro e de diversas partes do mundo, que trouxeram até São Paulo as trajetórias de luta dos sindicatos que representam, ajudaram a fazer do 12º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), o maior já realizado pela Central.

As mortes de palestinos, após mais uma sequência da ataques criminosos de Israel; O ataque terrorista na Turquia, que vitimou 97 pessoas e feriu outras 250; Além da tentativa de golpe da direita no Brasil, com a retomada, na Câmara dos Deputados, do movimento golpista, foram os temas propulsores do “Seminário Internacional”, que abriu o 12º CONCUT.

Integraram a mesa, o Secretário Internacional da CUT, Antônio Lisboa, a vice-presidenta da CUT, Carmem Helena Ferreira Foro, o cientista político americano Michael Fichter, professor da Universidade Global do Trabalho (GLU) e da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, além da secretária-geral da CSI, Sharan Burrow.

Antes do “Seminário Internacional”, o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, saudou os trabalhadores e as trabalhadoras que vieram ao Congresso e fez um pedido aos delegados estrangeiros.

“Não repercutam em suas bases, as mentiras contadas pela mídia burguesa brasileira repete. Eles não suportam saber que a classe trabalhadora brasileira conseguiu mostrar que tem um projeto de sociedade muito mais exitoso do que o que é oferecido pela burguesia”, decretou.

A luta brasileira contra o golpe foi motivo de uma enérgica fala do presidente da Confederação Sindical das Américas (CSA), Victor Baez. “Estou aqui para dizer que, ao priorizar a luta sindical, a CUT tem o respeito de todo o sindicalismo mundial. Neste momento, o Brasil enfrenta uma situação complicada, estão querendo derrubar um governo que tirou 40 milhões de pessoas da pobreza. Não vamos deixar, não vai ter golpe”, afirmou o argentino.

O 12º CONCUT seguiu com atividades, debates e palestras até o sábado, 17, e contou com as presenças dos ex-presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Uruguai, Pepe Mujica e da presidenta Dilma Rousseff.

CONCUT pede
luta global dos