assembleia deso

DESO: em assembleia, categoria fecha pauta de reivindicações para 2016/17

assembleia desoNo último sábado (30/7), foi realizada, na sede do SINDISAN, a assembleia de preparação da pauta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2016-2017 da DESO.

Como sempre, os companheiros do interior se fizeram presentes, sendo maioria na assembleia. Infelizmente, boa parte da categoria, mesmo diante do cenário difícil para os trabalhadores, não reconheceu a importância de discutir os seus interesses coletivos.    

Nos informes, foi feito um relato sobre o 2º Seminário Nacional de Saneamento, realizado em Aracaju.

Foi feita, também, uma análise da conjuntura por Luís Moura, do Dieese, mostrando os efeitos das crises nacional e internacional para os trabalhadores, influenciando nas negociações do primeiro semestre.

A maioria das categorias está tendo dificuldades nas negociações, havendo até mesmo retirada de direitos, obrigando os trabalhadores a partirem para a greve.

Logo depois foi lido o termo aditivo à Cláusula 20ª do ACT, sobre as escalas de revezamento, sendo aprovado e será incluído no acordo vigente. Com isso, os companheiros voltarão a trabalhar na escala de 12h x 36h sem nenhum prejuízo.

Em seguida, entrou-se no terceiro ponto, onde foi feito o debate sobre as cláusulas do acordo atual, com algumas retificações de redação e inclusões de novas cláusulas.

Foi uma assembleia participativa, onde o clima de compromisso e solidariedade dos presentes com os interesses dos  trabalhadores prevaleceu. Após as devidas correções, estaremos enviando a pauta de reivindicações da categoria para a DESO.

Share this post