reuniao deputados deso

Direção do SINDISAN inicia diálogo com deputados em defesa da DESO

reuniao deputados desoNo último dia 2/9, o governador Belivaldo Chagas se reuniu, na Agência Reguladora de Sergipe (Agrese), com representantes de oito empresas interessadas na elaboração dos estudos de viabilidade nos serviços públicos de fornecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios operados pela DESO.

Ainda que Belivaldo não fale em privatização, o risco existe, para além da entrega do filão do saneamento básico, que é a manutenção do esgotamento sanitário, para a iniciativa privada através das parcerias público-privadas (PPPs). Em resposta à iniciativa da Agrese, que no entendimento do SINDISAN, não tem legitimidade para tocar qualquer proposta de PPP ou PPI relacionada ao saneamento nos municípios, a direção do sindicato iniciou diálogo com parlamentares estaduais, colocando como ponto central a defesa da DESO como empresa pública e contra qualquer possibilidade de privatização da Companhia.

No dia 3/9, a conversa foi com os deputados Adailton Martins (PSD), Kitty Lima (Rede) e Georgeo Passos (Rede). Já no dia 4/9, o encontro foi com os deputados Talysson de Valmir (PR) e Iran Barbosa (PT). Com este último, ficou acertada a realização de uma Audiência Pública, no mês de novembro, para tratar da defesa da DESO como patrimônio público do povo sergipano.

“Esse é só o início de mais um período de lutas em defesa da DESO. Vamos dialogar com todos os deputados, sejam da situação ou da oposição, para colocar que, apesar das falas do governador, é sempre importante manter-se de guarda, porque o fantasma da privatização nunca descansa”, destacou Silvio Sá, presidente do SINDISAN.

“Em outros estados, como no Tocantins e no Amazonas, cidades importantes como Palmas e Manaus tiveram o seu saneamento privatizado e o resultado não foi bom para a população: nem houve ampliação dos serviços e os preços das tarifas dispararam. Neste sentido, vamos procurar os prefeitos dos nossos pequenos municípios para colocar os risco que representa a privatização da DESO para eles”, completou Silvio Sá.