Contra a privatização da DESO e em defesa dos empregos, trabalhadores farão dia de luta nessa terça

Nessa terça-feira, 14, a partir das 8h, trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), mobilizados pelo sindicato da categoria, o SINDISAN, farão um ato público em frente à Câmara de Vereadores de Aracaju contra a proposta de privatização por 35 anos de parte dos serviços da estatal – como vem planejando o Governo do Estado, a partir de estudos contratados junto ao BNDES –, bem como pela manutenção dos empregos, já que o estudo aponta para cerca de 1 mil demissões de trabalhadores efetivos.

E a partir da 9h15 do mesmo dia, o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, debaterá com os vereadores da capital, em tribuna livre, o tema “A defesa da DESO e do saneamento público e a importância de Aracaju nesse contexto”.

Na ocasião, Silvio Sá dividirá a fala na tribuna com o funcionário da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) e diretor do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas (STIU-AL) Alexandre Costa, que fará um relato da experiência desastrosa de privatização da CASAL – no mesmo modelo de concessão parcial que o governador Fábio Mitidieri quer para Sergipe – e o drama que a população alagoana vem vivenciando depois do processo de entrega à iniciativa privada, com tarifas altíssimas e nenhuma melhora dos serviços, além de, depois de três anos, ter inviabilizado financeiramente a parte da Companhia que ficou com o Estado, o que tornou insustentável a sua manutenção como estatal e o governador Paula Dantas já solicitou novo estudo ao BNDES para privatizar o que sobrou da empresa.

“E isso nós não queremos para Sergipe. Pelos resultados ruins em Alagoas e em outros estados, como Tocantins e Rio de Janeiro, é que somos totalmente contrários a essa concessão dos serviços da DESO para a iniciativa privada, que não tem compromisso com o social, mas somente em gerar lucro para remunerar acionistas”, enfatiza o presidente do SINDISAN.

“Portanto, amanhã será um dia importante para a nossa categoria e esperamos contar com o apoio da imprensa, da população, de outras categorias de trabalhadores, porque a luta contra a privatização da DESO deve ser de todos, já que os impactos negativos de uma concessão do abastecimento de água e da coleta e tratamentos dos esgotos para a iniciativa privada por 35 anos recairá sobre todos os sergipanos, como irá nos mostrar o companheiro sindicalista de Alagoas que está sentindo na pele, como boa parte dos alagoanos, os problemas decorrentes de uma privatização do saneamento básico”, aponta Silvio Sá.