Em 30 anos, Cohidro contribuiu com o Estado, mas padece de melhorias

CohidroNo próximo dia 12 de abril, a nossa Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro comemora 30 anos de fundação. São 30 anos de muita contribuição dos seus funcionários à agricultura e aos grandes projetos de perfuração de poços, barragens e irrigação e nos perímetros, contribuindo, com isso, com a economia do estado e com a melhoria da qualidade de vida da população, na Capital e no interior.

Quem entra na página da Cohidro na internet e lê as notícias, dando conta de investimentos vultosos e resultados fantásticos na produção de alimentos e no atendimento a obras contra a seca e a projetos de irrigação, imagina uma empresa tecnicamente bem aparelhada e com profissionais estimulados para alcançar resultados como o de 2012, quando a Cohidro contribuiu com a produção de 103 toneladas de alimentos, gerando uma receita de R$ 86,5 milhões para os agricultores beneficiados. Um crescimento de 21,33% em relação a 2011.

Ora, sem dúvida, a que se comemorar esse crescimento na produção de alimentos graças aos abnegados funcionários da Companhia, que não poupam esforços para fazê-la dar certo. Nada disso seria possível sem o esforço desses trabalhadores. É preciso deixar claro, entretanto, que apesar dos resultados positivos, a Cohidro vem a cada ano sofrendo um processo de sucateamento sem igual, e seus funcionários de carreira cada vez menos valorizados e estimulados. Fora os mandos e desmandos dentro da Companhia.

Agora imaginem os senhores gestores de plantão se a Cohidro e seus funcionários recebessem realmente a atenção que merecem, se investimentos maciços fossem feitos na Companhia e os trabalhadores tivessem melhores condições de trabalho, motivação e incentivos para exercerem com mais qualidade suas funções. Bateríamos recordes sucessivos de produção agrícola nos perímetros e ampliaríamos o atendimento nas zonas de seca e na perfuração de poços. Todo o estado ganharia com isso.

Infelizmente, hoje o clima entre os trabalhadores da Cohidro é de desmotivação por falta de uma política de valorização da Companhia e dos seus funcionários. Uma pena que, perto de completar 30 anos, os funcionários da Cohidro não tenham muito a comemorar. Uma pena menos.

Share this post